Foto: Evelen Gouvêa

A mais nova área de lazer da cidade o Parque a Céu Aberto Cidade de Maricá, recentemente inaugurado, se transformou no local preferido daqueles que praticam atividades físicas, respeitando as restrições determinadas pelo atual estágio de Amarelo 2, que tem como objetivo reduzir a proliferação da Covid-19.

O parque tem ainda outros atrativos como duas quadras de vôlei e futevôlei, espaço kids, pista de corrida e salto, campo de futebol, quadra de futsal e basquete e equipamentos de ginástica a céu aberto.

A academia a céu aberto, que ainda não está liberada por conta dos equipamentos serem compartilhados, possui os seguintes aparelhos: simulador de caminhada, simulador de esqui, simulador de escadas, equipamentos de flexão e extensão de pernas, flexão de braços e extensão de braços. Há ainda um espaço reservado para cadeirantes praticarem atividades físicas. Tudo isso em uma área com cerca de 30 mil metros de área construída.

O secretário de Esportes Carlos Vagner Azeredo contou que o local já tem um espaço reservado no coração da população quando as condições permitirem um aproveitamento mais relaxado.

Aberto para a prática de vários esportes, o valor agregado é imensurável. “Esse espaço tem um significado muito especial para nós da secretaria, para os esportistas, e para quem pratica atividade física ali. O Parque a Céu Aberto congrega muitas ações esportivas em um só espaço, reunindo a família e mantendo o espírito esportivo aquecido”, comentou.

O morador do bairro da Mumbuca, Luiz Fernando Azevedo, de 38 anos, contou que já é a terceira vez que visita o espaço e não cansa de se encantar.

“Fiquei sabendo da inauguração através de uma publicação da Prefeitura. Eu já tinha visto aqui outras vezes, mas é sempre bom lembrar esse lugar bonito. Achei muito legal, a praça é bem ampla, tem espaço para brincar, fazer exercício, correr e muitas coisas que ainda nem descobri. Mas não dá para esquecer a segurança, o uso de máscara, é questão de senso mesmo e cada um precisa fazer a sua parte – eu mesmo faço exercício de máscara e em nada me atrapalha”, contou.

Valdenir Silva Barroso, 38, que é aposentado, comentou que ter um espaço como esse perto de casa é essencial. Ele, que mora no bairro de Itapeba, e antes tinha que ir até Araçatiba para caminhar, agora tem um conforto a mais com um grande conglomerado próximo à sua casa.

“Eu vim aqui conhecer mesmo, ver como ficou. Mas eu percebo que as pessoas daqui já tinham o costume de se exercitar, e eu gosto disso. O pessoal só precisa lembrar de se proteger, é caminhar de máscara – eu, por exemplo, quando chego em casa a máscara fica do lado de fora, junto com a camisa e o calçado. Se a gente se cuidar a vida não precisa parar”, concluiu o aposentado.