CEPT Centro - Foto: Marcos Fabricio

A Prefeitura de Maricá inaugurou na tarde desta sexta-feira (03/07) o Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Prof Zilca Lopes da Fontoura. Durante a solenidade, o prefeito Fabiano Horta fez questão de lembrar que no passado, a antiga escola particular que funcionava no local atendia apenas 100 estudantes.

“Os recursos dos royalties vão virando acúmulo de saber e tornando essa escola que era privada e aglutinava um número limitado de alunos, numa unidade que vai atender 1300 alunos em tempo integral aqui no Centro”, declarou o prefeito.

“Isso vai representar para nós, um sonho não mais de maneira restrita e limitada a alguns, mas que dá a oportunidade a todos”, completou Fabiano Horta, que também fez questão de falar sobre a utilização da Arena Centro. “Esse um aparelho da escola que vai aglutinar a natureza do tempo integral, das atividades culturais e esportivas aqui e da piscina, mas também vai funcionar nos projetos esportivos como a gente tem por exemplo na Arena Flamengo”, concluiu o prefeito.

“Eu também fui aluna aqui do Cenecista exatamente há 40 anos atrás, estava grávida e trabalhava como faxineira. Eu tinha uma bolsa integral porque na época não existia uma escola pública, aqui eu me formei professora. Mas essa escola que era para poucos agora é para vocês, jovens da periferia. O CEPT é um sonho da prefeitura desde 2009 porque através da educação a gente transforma vidas assim como a minha foi transformada”, lembrou a secretária de Educação, Adriana Luísa da Costa.

“Esse CEPT é o futuro. Juntos construiremos uma nova história, construiremos o futuro da nossa escola”, avaliou a diretora da unidade, Simone Maldonado.

Familiares da homenageada também estiveram presentes. “Como maricaense, ex-aluna e por fazer parte da família Fontoura, sou muito grata por vocês terem escolhido o nome de tia Zilca como patrona dessa unidade. Ela merece todo o nosso respeito por uma vida dedicada à educação do município e por tudo que construiu em prol dos alunos com muita aptidão, lealdade e amor. Falar dela para mim é uma emoção”, declarou Maria Josefina Fontoura.

“Zilca foi uma pessoa maravilhosa para mim, uma mãe. Ela era minha madrinha de crisma, se dedicava muito a mim e eu à ela. Eu tomava conta dela na casa dela. Muitas mães por aí, não fariam tudo que ela fez por mim”, contou saudosa Maria Antonia Ribeiro.

O prédio, onde funcionava o Colégio Cenecista, passou por uma revitalização geral que incluiu a reforma do telhado e de todas as salas de aula. Também foi necessário realizar a reforma da piscina semi olímpica, da arquibancada e do gradil e incluir novo paisagismo; parqueamento da frente do prédio com estudo de fachada, paisagismo e iluminação; parqueamento central, além da construção de refeitório, cozinha, dispensa e da área da frente de integração da escola com o espaço externo.

O prefeito Fabiano Horta também inaugurou a quadra de esportes renovada, que será compartilhada entre a escola e as atividades esportivas. Na quadra poliesportiva Lúcio Thomé Feteira as intervenções incluem a pintura externa, recuperação do piso e pintura da arquibancada. Renomeado como Arena Centro, o espaço também vai ser utilizado para projetos abertos à comunidade, numa parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer.