Com a mudança no protocolo de restrição para a bandeira amarelo 2 (a nova fase teve início nesta segunda-feira, dia 29), a Prefeitura de Maricá aumentou o contingente de trabalhadores nos canteiros de obras públicas, intensificando o ritmo do programa de revitalização da cidade.  Entre as ações concluídas estão a pavimentação de ruas em Pindobal e Jacaroá. Em Itaipuaçu continua a instalação de vigas da ponte sobre o canal na Rua 116.

Em Pindobal, a Avenida Bambuí foi totalmente asfaltada – 1,4 quilômetros de extensão- a via corta uma parte da localidade em paralelo à Avenida Antônio Callado, a principal da região e que liga Cordeirinho à rodovia RJ-106, na altura do km 38.

Já no bairro de Jacaroá, a melhoria foi no trecho inicial da Avenida Diógenes Paula Costa (antiga Avenida Lagomar), que compõe a orla à beira da lagoa. Em Itaipuaçu, parte da Avenida Jardel Filho (antiga Avenida Dois) passa por um recapeamento em razão do desgaste do asfalto em alguns trechos.

Outra ação da Prefeitura, através da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), acontece na Rua 116, em Itaipuaçu, com a construção de uma ponte sobre o Canal da Costa. Medindo 28 metros de extensão e com uma estrutura em concreto, foram içadas e instaladas nesta terça-feira (30/06) cinco vigas, cada uma pesando cerca de 32 toneladas.

Na Rua Seis, em Jaconé, vem sendo executado o serviço de drenagem do primeiro trecho da via. Em outra ponta da cidade, mais precisamente em Santa Paula, 60% do manilhamento está feito, onde foram utilizadas peças com 1,5m de diâmetro.