Cerca de 300 mudas nativas da Mata Atlântica foram entregues nesta sexta-feira (05/06) aos moradores da cidade que se inscreveram na ação “Maricá+Verde Na Sua Casa”. Entre as espécies distribuídas, gratuitamente, estavam Ipê-amarelo, Ipê-roxo, Urucum, Aroeira, Ameixa, entre muitas outras.

Iniciativa da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cidade Sustentável, em celebração pelo Dia mundial do Meio Ambiente, a ação, feita diretamente na residência dos solicitantes, teve o cuidado de resguardar a população, considerando o isolamento social e tomando todas as medidas necessárias na prevenção da Covid-19.

Na avaliação de Guilherme Di Cesar Mota, secretário de Cidade Sustentável, a iniciativa Maricá+Verde Na Sua Casa, que integra o projeto Maricá+Verde, ajuda na reaproximação das pessoas com o meio ambiente.

“Neste momento de reflexão viemos propor essa atividade com o intuito de reaproximar as pessoas das causas ambientais, seja através dos cursos que estamos oferecendo, seja no cuidado as mudas que colocamos à disposição da população. E, que possamos nos tornar pessoas melhores e mais conscientes do que antes”, desejou o secretário.

Em seis anos de existência o projeto Maricá + Verde já realizou a doação para moradores e plantou em áreas públicas mais de 25 mil mudas nativas da Mata Atlântica.

De acordo com a pasta foram mais de mil pedidos de mudas, feitas por e-mail e, as pessoas que não receberam suas respectivas espécies nesse primeiro dia da ação, serão entregues ao longo da semana.

Para Camila Rodrigues, de 24 anos, moradora de Itapeba, receber suas mudas no Dia Mundial do Meio Ambiente é a melhor forma de comemorar a data.

“Conheci o Maricá+Verde através de uma amiga e imediatamente me inscrevi e escolhi mudas de ipê rosa e amarelo, graviola e jenipapo. Todas as mudas serão plantadas em um local muito especial pra mim, onde vivi da minha infância até a minha juventude”, conta.

Camila contou ainda que durante uma viagem de sua mãe, as árvores de sua residência foram derrubadas, entre elas uma Acácia, espécie considerada em extinção. “Vou dar vida onde fizeram uma crueldade. Através desse projeto vou devolver a alegria de onde ela foi tirada, vou cuidar das minhas mudas com muito carinho e zelo”, prometeu. “Que esse projeto continue dando mais vida a cidade de Maricá”, finaliza.