A literatura de cordel serviu de inspiração para o projeto “Varal Solidário”, do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf), da Secretaria de Saúde Maricá. Nas Unidades da Saúde da Família, as pessoas podem pegar máscaras e serem orientadas quanto aos cuidados e prevenção ao contágio do novo coronavírus. O projeto será mantido enquanto durar a pandemia da Covid-19.

O projeto do Varal Solidário chegou a rede primária de saúde do segundo distrito -– composta pelos bairros de Guaratiba, Espraiado, Marinelândia, Bambuí, Ubatiba e Ponta Negra – onde são distribuídas, em média, 30 máscara por dia.

Para a secretária de Saúde do município, Simone Costa, as equipes da Saúde da Família estão sempre atentas às necessidades dos usuários da rede. “Nossas equipes de saúde da família são proativas, atentas ao que está acontecendo na cidade e no mundo, atentas às necessidades do cidadão maricaense para informá-los e doar máscaras para quem precisa”, disse.

Segundo a fisioterapeuta Gabriella Fernandes da Silva, integrante da Equipe de Saúde da Família, o uso e a importância da máscara é desconhecido por boa parte dos usuários da unidade.  “Muitos dos usuários desconhecem a necessidade do uso de máscaras. Uma parcela desses usuários sequer usava máscara. A proposta é exatamente orientar sobre a importância do uso de máscaras e sobre o que é a Covid-19. A ideia surgiu a partir das reuniões semanais do Nasf, realizadas na unidade de Marinelândia, ao observarmos que os usuários demandavam orientação sistemática sobre a doença”, explica.

Vizinha da unidade no bairro de Bananal, em Ponta Negra, Glaucia Rosa, de 37 anos, pegou máscara para ela e sua mãe, de 72 anos.

“Achei uma ótima iniciativa, principalmente em um momento como esse, onde grande parte da população se encontra em posição de vulnerabilidade. O Varal Solidário ao meu ver serve não somente como um auxílio à saúde, mas também como conscientização para que a população use máscaras de proteção. Estão de parabéns!”, concluiu Glaucia.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here