Guias turísticos de Maricá participaram de uma reunião na tarde desta terça-feira (12/05) com a Secretaria de Turismo para discutir ações futuras para estruturação dos atrativos turísticos pós pandemia da Covid-19.

O secretário José Alexandre de Almeida apresentou ao grupo algumas medidas já adotadas na cidade e descreveu avanços no trade de turismo, citando os setores gastronômico e de meios de hospedagem que já passaram por reformulações. Parte dos guias já tinha participado de cursos de capacitação do Plano de Desenvolvimento Turístico Sustentável: Maricá 2030, da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) montado em com a Secretaria de Turismo.

“Nosso intuito é estruturar o setor receptivo da cidade. Criar uma ferramenta oficial que reúna os guias de turismo e dê condições de operarem, principalmente, durante os grandes eventos onde recebemos uma grande quantidade de turistas”, afirma José Alexandre, reforçando que o trabalho é em função dos preparativos para a retomada do setor. Outras reuniões online estão programadas com os meios de hospedagem, gastronomia e atrativos turísticos.

Outros destinos turísticos já consolidados possuem uma organização dos guias em associações que são responsáveis por fazer o relacionamento com a hotelaria, gastronomia e outros atrativos. A Secretaria de Turismo informou que será criado um grupo de trabalho para discutir os próximos passos na estruturação de Maricá como destino turístico e a participação dos guias e agências de Turismo, com o apoio do Maricá Convention & Visitors Bureau.

Os guias ressaltaram a importância de uma maior divulgação dos atrativos da cidade e o potencial de Maricá para o Ecoturismo, o Turismo de Aventura e o Turismo Rural, além de oferecer um receptivo com vários atrativos em pontos como a Pedra do Elefante, na Serra da Tiririca, em Itaipuaçu, que recebe cerca de 800 pessoas nos finais de semana para as trilhas.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here