Dia 12 de maio é o Dia Internacional da Enfermagem e a Secretaria de Saúde de Maricá está organizando diversas atividades para marcar a data, levando em conta a necessidade do isolamento social por conta da pandemia da Covid-19.

No Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, será comemorado a “1ª Semana da Enfermagem e Controle de Infecção Hospitalar”, de 12 a 15 de maio com palestras online, via aplicativo. A palestra de abertura desta terça-feira (12) teve como tema:  “O sentido da vida para o ser que cuida”,  com Vivian Linhares, enfermeira obstétrica, mestre em Ciências do Cuidado em Saúde pela EEAAC / UFF.

“Fazer online foi bem visto também para profissionais de diferentes áreas porque eles poderiam ter acesso ao conteúdo que, se fosse presencial, seria apenas para enfermeiros”, comenta a enfermeira Cíntia Lima, uma das organizadoras.

A enfermeira Marcelle de Oliveira Resende, de 34 anos, que atua no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, possui 13 anos de formação e foi motivada a cursar Enfermagem pelo diagnóstico surpreendente de sua mãe.

“Há 18 anos, minha mãe foi diagnosticada com Esclerose Múltipla e era necessária  uma medicação específica diariamente. Isso me fez perceber que minha mãe precisaria de um cuidado especial a partir daquele momento, por ser uma doença que não tem cura. Foi quando decidi fazer enfermagem. Até hoje ela toma medicação. Tomei essa decisão porque eu amo cuidar e porque senti que deveria me aperfeiçoar para estar de prontidão para quando minha mãe precisasse”, conta Marcele.

Segundo a médica e diretora executiva do Hospital Che Guevara, Michele Silvares, não existe pensar na área de Saúde sem o enfermeiro, já que ele é o finalizador, a pessoa que cuida do procedimento e que, atualmente, está alcançando a valorização de sua função, que atua aprimorando a qualidade em saúde.

“O profissional da enfermagem é a ferramenta de gestão que faz com que os processos caminhem de forma segura e com qualidade em toda unidade de saúde. Ele tem o manejo maior das situações, é um facilitador da vida do médico”, afirma Michele.

O Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro; o Posto de Saúde Santa Rita, em Itaipuaçu; a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Inoã; e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) receberão a “Semana da Enfermagem”, com homenagens, brindes e um café da tarde especial, nesta quarta-feira (13/05), além de outras atividades durante a semana.

Na rede primária de saúde – porta de entrada para o SUS –, Maricá conta com 24 unidades, com 42 equipes de saúde da família, distribuídas nos quatro distritos de Maricá. A comemoração da data será feita virtualmente também, parabenizando os profissionais que atuam nas unidades.

Embora o Dia Internacional da Enfermagem seja celebrado mundialmente desde 1965, oficialmente esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento, em Florença, Itália, de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna.