Capacitação dos agentes do CDB sobre o Coronavírus

Como forma de prevenção à propagação do Coronavírus/Covid-19, embora Maricá não tenha registrado nenhum caso confirmado da doença, a Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, promoveu nesta segunda-feira (16/03) uma palestra com os agentes do Comitê de Defesa dos Bairros (CDB). A capacitação aconteceu no auditório da nova sede da secretaria localizada na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), na altura do km 28,5, no Parque da Cidade.

Vinculados à Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, os agentes do CDB dialogam diariamente com os munícipes levando informação sobre as políticas públicas e coletando as demandas da população. Por este motivo, foi montada uma força-tarefa para disseminar as informações corretas a respeito do Coronavírus, e assim evitar a propagação das Fakes News, como conta o coordenador do CDB, Thyago Hammes.

“O intuito dessa capacitação é o de multiplicar aquilo que foi informado aqui para a população como um todo e a parcimônia nas ações. Os agentes têm que sair daqui muito tranquilos e orientados daquilo que têm que fazer porque eles dialogam com a população. As pessoas tendo informação de fonte segura e confiável, conseguimos minimizar o pânico”, pontuou.

Na palestra conduzida pela técnica de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Adriana Ierves, foram abordadas todas as questões envolvendo o novo vírus como: o que é, quais os sintomas, como se transmite, qual o tratamento, entre outras recomendações para evitar o contágio.

“A orientação é que seja divulgado para a população que, caso a pessoa tenha um sintoma de resfriado, ela fique em casa, não saia e trate como um resfriado normal com bastante líquido, boa alimentação e boa noite de sono que o organismo vai responder. Agora, se ela sentir falta de ar, além de tudo tiver febre e tosse, ela precisa procurar um médico”, frisou a especialista.

Assistindo atento às orientações passadas pela palestrante, o agente do CDB Osiel Antunes, de 39 anos, classificou como essencial a iniciativa.

“Tendo as informações, conseguimos sanar alguns problemas e dúvidas da população de Maricá. Então essa reunião vem a esclarecer para que não venha de forma equivocada causar pânico principalmente nos idosos e pessoas com imunidades baixas”, avaliou.

O também agente do CDB Guilherme Lins, de 33 anos, pediu para que a população evite lugares aglomerados. “Vimos pelo país e pelo mundo que as pessoas estão desesperadas. Porém, se houver a prevenção não vai ter esse efeito todo no Brasil. A pessoa não deve ir à praia, boate ou bar. Isso é uma prevenção”, alertou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here