O caminhão do Saúde de Ponta a Ponta, programa da Secretaria de Saúde, estacionou nesta terça-feira (03/03) na esquina da Avenida Roberto Silveira com a Rua Vereador Luiz Antônio da Cunha, no Centro, para a realização de exames de imagem como densitometria óssea, mamografia, raio-x, eletrocardiograma e ecodoppler. O automóvel ficará no local até o sábado (07/03).

Os cerca de 150 pacientes atendidos já estavam previamente agendados, como requer o procedimento. Todos devem passar pelos seus médicos, entregar os pedidos nas unidades do bairro que serão encaminhados para a Central de Regulação, onde é autorizada a realização do exame.

Aguardando na fila para fazer o ecodoppler vascular nas pernas, a dona de casa Avanete Filgueira Pantoja, de 88 anos, elogiou a rapidez como é feito o procedimento. “Aqui o atendimento é ótimo. Que continue assim. Esse exame que fiz hoje, se fosse no Rio de Janeiro, ia fazer daqui a uns 6 meses. Não faz nem um mês que eu marquei aqui”, contou a moradora de Itaipuaçu.

Moradora do Parque Nanci, a dona de casa Gleice Brites, de 43 anos, relatou a sua percepção ao utilizar o serviço pela primeira vez. “Tudo muito limpo, funcionários atenciosos, gostei muito. Achei ótima essa iniciativa de ter atendimento em um caminhão no centro da cidade. É de fácil acesso para todo mundo. Só não vai fazer exame quem não quer”, disse.

Para a servidora pública aposentada, Neise Jesus Costa, de 60 anos, o programa Saúde de Ponta a Ponta é um serviço essencial para atender a demanda. “É fundamental porque muitas vezes a pessoa não tem condições financeiras para se deslocar até o centro do Rio para fazer algum exame. Isso vai fazer muita diferença para a população de um modo geral”, afirmou a moradora de Guaratiba.

Apesar de todo o esforço da Secretaria de Saúde para atender a demanda do município, o número de faltosos ainda é considerado alto, como alerta a coordenadora da central de regulação, Tereza Cristina Abrahão Fernandes. “Estamos tendo uma média de 30% de faltosos. Ligamos, a pessoa confirma que vai, chega no dia marcado e ela não comparece. Então, quando as pessoas não puderem ir, pedimos por favor para que nos avisem com antecedência. Assim, podemos colocar uma outra pessoa no lugar”, frisou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here