Duas instituições de Maricá receberam nesta quarta-feira (12/02) computadores que foram recondicionados através de uma parceria entre a Prefeitura – através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicação – e o Instituto Nova Ágora de Cidadania, que já havia fornecido outras máquinas, entre PCs e laptops, para outros órgãos do governo e escolas da rede municipal. Conveniada com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o instituto com sede em São Paulo vai montar em Maricá sua primeira filial no estado, onde vai oferecer recuperação de computadores e também cursos no setor.

Os órgãos beneficiados foram o Serviço de Atendimento em Reabilitação Especial de Maricá (SAREM) e a Casa da Mulher Heloneida Studart, que funcionam lado a lado na Rua Vereador Luiz Antônio da Cunha (antiga Rua Uirapurus), no Centro. Nesta última, a coordenadora Luciana Piredda  afirmou que a doação acontece num momento bastante oportuno.

“Estamos montando um projeto de capacitação para as mulheres que atendemos, pois muitas delas estão afastadas da tecnologia. Esses computadores chegaram numa excelente hora”, comemorou ela. De acordo com o presidente do Instituto Nova Ágora, Júlio César Hessel, a ideia é ensinar pessoas de todas as idades a serem mais próximas da informática.

“Tem jovens que acham que sabem muito porque lidam bem com redes sociais, mas não sabem usar um Excel, por exemplo. Enquanto gente de mais idade quer ter redes sociais para se comunicar com familiares e não conseguem. Queremos atender a esses dois públicos, além de ensinar o recondicionamento que fazemos para que quem aprender possa gerar renda”, explicou Hessel, ao apontar a cidade como modelo na distribuição dos equipamentos. “Maricá se mostrou disposta a nos receber e nós também abraçamos. Creio que o benefício será para todos”, ressaltou.

Para o secretário Sérgio Mesquita, não é somente o conhecimento o diferencial neste projeto. “Temos também uma economia grande para o município. Cada computador desses novo custa cerca de R$ 1 mil, e com isso evitamos uma despesa significativa”, observou.