Um encontro para celebrar o sucesso. Foi com esse sentimento que aconteceu, na noite desta quinta-feira (30/01), a entrega dos certificados de conclusão de cursos de qualificação oferecidos pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, aos 130 alunos presentes no auditório do CEU (Mumbuca).

A solenidade contou com a participação do Sebrae, contratado pelo município e responsável pelo conteúdo aplicado nos cursos Empretec, Sei Comprar, Sei Vender, Sei Planejar, Sei Empreender, Marketing na Medida e Gestão financeira – bares e restaurantes e planejamento estratégico, durante o último semestre de 2019.

”Estamos vivendo em um país que nos últimos três anos tem enfrentado uma crise econômica muito profunda, em especial no Rio. Mas, com muita felicidade celebramos o fato de nunca ter acontecido, em nenhum mês desses três anos, de Maricá ter mais pessoas desempregadas do que pessoas admitidas. Sempre com um saldo positivo de empregos. Isso não acontece por acaso. As políticas aqui implementadas vem surtindo efeito e conseguindo produzir esse cenário”, afirma o secretário Igor Sardinha.

“Uma pessoa para abrir o seu negócio, não tem só que querer, só ter o ímpeto. A questão da capacitação, dela saber planejar, comprar, vender, é fundamental. Contratamos o Sebrae pela expertise para que capacitemos o setor produtivo de Maricá”, explicou o secretário da pasta, Igor Sardinha, antes de ressaltar que novos cursos serão oferecidos.

“A entrega de certificados é uma celebração do sucesso de um ciclo. Agora novas turmas começam, tem novas inscrições abertas e não pararemos por aí, estamos perto de iniciar uma ação com crédito orientado para o pequeno empresário de Maricá. Não basta a capacitação se não tiver dinheiro para começar, para ter um capital de giro, para comprar máquina, para comprar insumos.  Queremos não só manter, mas ampliar esses números tão bem sucedidos que a gente vem colhendo”, ressaltou Igor Sardinha.

Coordenadora Regional Leste Fluminense do Sebrae, Juliana Marinonio falou sobre a parceria. “É um momento de celebrar 130 pessoas se capacitando, tendo a oportunidade que a prefeitura está oferecendo gratuitamente de capacitação gerencial, que faz toda a diferença para quem quer montar uma empresa e para quem já tem uma empresa. Para nós do SEBRAE é um prazer estar fazendo parte desse momento de Maricá”, garantiu.

Moradora de São José do Imbassaí, Michele Calassara (43 anos) agradeceu pela oportunidade em nome de todos os formandos. “Participar desses cursos é imprescindível, de suma importância, principalmente para mim que estou começando um negócio. A gente sabe que Maricá está crescendo muito e ter a oportunidade de crescer junto com a cidade é muito importante”, afirmou. “O Empretec foi minha realização pessoal e profissional, porque desenvolve as nossas habilidades como empreendedores e nos dá uma visão de mercado mais profissional e agressiva”, completou.