A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Educação, confirmou nesta quarta-feira (29/01) que a partir do ano letivo de 2020 passa a integrar as instalações do Colégio Cenecista de Maricá, no Centro, à rede pública municipal de Educação.

“A aquisição do Cenecista pela Prefeitura é importante primeiramente porque é uma escola que tem história na cidade, então estamos preservando a história do Cenecista e dos seus alunos e, além disso, poderemos propiciar aos nossos estudantes da rede municipal mais um espaço de educação. Inclusive, esse vai oferecer educação infantil que é uma demanda antiga da população do Centro”, anunciou Adriana Luiza, secretária de Educação.

De acordo com Adriana, foi a própria instituição que procurou a prefeitura no intuito de disponibilizar seu espaço físico.

“O Cenecista decidiu deixar de ofertar o ensino em Maricá e nos procurou para saber se havia interesse da gestão pública municipal em utilizar o seu espaço físico, interesse que logo foi confirmado pela prefeitura”, contou a secretária. “Sendo assim, estamos efetuando todos os procedimentos necessários para realizar um processo de desapropriação e aquisição do prédio”, explicou Adriana.

Ainda segundo a secretária a aquisição é somente das instalações o que significa que a prefeitura não irá absorver os atuais funcionários e professores da instituição.

“Não temos o compromisso de ficar com os funcionários, mas faremos um levantamento e avaliaremos se há oportunidades. Sobre os professores é importante frisar que o município só contrata através de concurso público e de contrato temporário e que atualmente estamos chamando os concursados”, destacou Adriana.

Referente aos alunos matriculados no Cenecista Adriana garante que todos serão realocados de acordo com a série escolar de cada um.

“Nós vamos garantir vagas para os alunos que hoje estudam no Cenecista em nossas unidades escolares até porque o quantitativo de alunos da instituição atualmente é bem pequeno. Ofertaremos para esses estudantes vagas para os anos de escolaridade que não forem mais oferecidos lá, remanejando-os para o Joana Benedicta Rangel ou para o Carlos Magno Legentil de Mattos, ambos no Centro”, afirmou.

Adriana anunciou também que o espaço deve receber os alunos do projeto “Mumbuca Futuro” (programa que prevê o benefício de 50 Mumbucas por mês (equivalente a R$ 50), condicionado a 75% de frequência nas aulas do programa e nas aulas regulares. Além de um depósito de R$ 1.200 a cada ano cursado no ensino fundamental e médio que é condicionado à aprovação escolar).

“Como anunciado o projeto Mumbuca Futuro irá funcionar no contra turno e para que isso aconteça é necessário que tenhamos novos espaços para atender essa demanda que existe aqui no Centro de alunos do sexto ao nono ano e esse prédio vem justamente de encontro a essa necessidade”, avaliou a secretária.