Novas viaturas que vão atender a Guarda e PM - Foto: Fernando Silva

A poucos dias do réveillon 2020, a Polícia Militar ainda não informou à Prefeitura de Maricá o quantitativo de PMs que estarão trabalhando na cidade na virada do ano. O impasse dificulta o planejamento e a divulgação do esquema de segurança para a festa e levou a Promotoria de Tutela da Cidadania do Ministério Público Estadual (MPRJ) a convocar uma reunião, na próxima segunda-feira (30), com o comandante do 12º BPM, Sylvio Guerra, e autoridades de Maricá. O objetivo do encontro é requerer do coronel a apresentação do efetivo disponível para o município no dia 31.

No dia 12, em outra reunião, o secretário de Ordem Pública de Maricá, Julio Veras, já havia solicitado ao coronel Guerra que destacasse 250 policiais para o esquema de segurança no réveillon da cidade. Até a última sexta-feira (27), entretanto, o comandante não havia respondido à solicitação.  Neste sábado (28/12), o jornal O Fluminense informou que apenas 117 homens serão destacados para a cidade. O dado, segundo o jornal, é atribuído ao próprio comandante do 12° BPM e teria sido divulgado junto com o efetivo já destacado para atuar em Niterói. A falta das informações para Maricá, de acordo com o MP, põe em dúvida a segurança da coletividade nos festejos, ameaçando a própria realização do réveillon.

De acordo com o secretário Julio Veras, a atuação da Guarda Municipal de Maricá na virada de ano, em apoio aos PMs, já foi transmitida ao comando do batalhão, e agora a Secretaria de Ordem Pública aguarda as informações sobre o policiamento ostensivo para finalizar o esquema de segurança na cidade, que ainda não foi divulgado. Informado sobre o quantitativo anunciado pelo comando do batalhão, Julio Veras considerou o número “insuficiente”.

“Nosso réveillon é grandioso, são 12 locais, e temos que prezar pela segurança e o bem-estar de moradores e turistas que vêm prestigiar nossa festa. O dado sobre o efetivo de PMs é fundamental para que o planejamento fique redondo e as pessoas se sintam seguras e confortáveis. Acredito que na segunda-feira tudo se resolva a contento, até porque temos tido boa integração com o 12º BPM”, afirmou Veras.