Prefeitura entrega 6 mil novos cartões do Programa Renda Básica de Cidadania, a Bolsa Mumbuca, no Centro.

A manhã desta sexta-feira (27/12) foi de emoção no Centro da cidade. Um grande público lotou a quadra do Esporte Clube Maricá para a entrega de 6 mil novos cartões do programa Renda Básica de Cidadania, a Bolsa Mumbuca. O prefeito Fabiano Horta fez o ato de abertura e a distribuição ocorreu numa tenda na área externa do clube, organizada por ordem alfabética. Com estes novos cartões, a abrangência do programa chega a 40 mil beneficiados, quase um terço da população da cidade, além de garantir uma injeção mensal direta na economia local de R$ 6 milhões. O programa Renda Básica de Cidadania é hoje o maior projeto de inclusão com moeda social própria do país. Para quem não pôde estar no evento, a entrega continua a partir de 6 de janeiro nas agências do banco Mumbuca no Centro, Inoã, Itaipuaçu e Cordeirinho, devendo o beneficiário observar o local marcado como o de sua preferência na hora do cadastro.

Para o prefeito Fabiano Horta, a questão central é o direito a uma renda mínima que está sendo assegurado via moeda social. “A Mumbuca dá dignidade à vida humana, promove a inclusão e fortalece a economia, ativando toda a cadeia comercial da cidade. Hoje temos mais lojas trabalhando com a Mumbuca do que com os sistemas de crédito e débito das grandes redes bancárias. Isso mostra que a população já entendeu o programa como algo que faz parte da cultura da cidade, tanto de comerciantes quanto de consumidores”, observou ele.

Entre os que foram buscar seus cartões, a satisfação era visível. Um exemplo era a dona de casa Sônia da Cruz, de 55 anos. “Já vou pra o mercado hoje mesmo, vai ajudar muito para eu garantir um gás ou uma compra de marcado mesmo. Vai melhorar muito”, afirmou ela, que mora em Inoã. Já para a moradora do Manu Manuela Zeli dos Passos, de 44 anos, o importante será a compra de medicamentos. “Vou usar mais na farmácia, vai me ajudar muito”, disse também dona de casa.

Pai de três crianças, o autônomo Wallace Santos Braga vai garantir o lanche delas com o benefício. “Isso vai para o biscoito deles e para a carne também, é um alívio para o nosso bolso. Fico muito grato ao governo por isso”, afirmou o morador de Inoã. Já a auxiliar de cozinha Yasmin Scafura de Jesus, de 20 anos, contou que o benefício vai ajudar muito com a filha recém-nascida. “Vai tudo para as coisas dela no mercado e na farmácia, porque fiquei sem emprego depois de engravidar. Muitas mães como eu precisavam de uma ajuda dessas, que é uma maravilha”, exaltou a jovem mãe, que mora em São José de Imbassaí.

“O programa é uma garantia de direito ao cidadão, num momento em que vêm se tirando direitos dos brasileiros. Minha sensação é de dever cumprido”, ressaltou o secretário de Economia Solidária  e gestor da transformação e ampliação do programa, Diego  Zeidan. O secretário anunciou ao público que deixa o comando do órgão municipal, mas seu substituto ainda não foi definido.

Idealizador do programa, o ex-prefeito Washington Quaquá também subiu ao palco para prestigiar a entrega. Ele classificou o programa como a maior experiência de renda básica do mundo, citado como referência inclusive pela imprensa internacional. “Hoje, uma mulher que tenha cinco crianças em casa terá R$ 780 por mês para sustentar seus filhos com dignidade. Muita gente está criando negócios e gerando empregos na cidade através do cartão Mumbuca. O que acontece em Maricá é uma revolução que chama a atenção do mundo, e oito revistas internacionais publicaram reportagens este ano sobre o programa.  A cidade prova que o Brasil pode ser mais justo enquanto o restante do país perde direitos. A miséria acabou em Maricá”, sentenciou.

Quem acompanhou o ato e a entrega dos cartões na tenda foi o ex-senador e atual vereador paulistano Eduardo Suplicy, que revelou estar a caminho da Coréia do Sul participar de uma conferência sobre renda básica, em fevereiro. O parlamentar afirmou que vai levar o exemplo de Maricá para o evento internacional.

“Vim prestigiar pessoalmente esta ação que é um exemplo para o mundo, que começa a voltar os olhos para cá. Falei com alguns beneficiários e vejo que é gente que realmente precisa. O que temos aqui é uma experiência muito importante, algo realmente notável”, frisou.

“Parabéns também a todos os que confiam neste trabalho. Não há no estado do Rio um município que faça que tem sido feito aqui em Maricá, é para se ter muito orgulho”, afirmou a deputada estadual Rosângela Zeidan, que também acompanhou a entrega dos benefícios.