Empresários e comerciantes de Ponta Negra se reuniram na manhã desta quinta-feira (05/12) com o secretário de Turismo, José Alexandre de Almeida, para apontar as necessidades da região e a preparação para a alta temporada. Cerca de 40 pessoas participaram. Nesta sexta-feira (05/12) será a vez dos comerciantes de Itaipuaçu apresentarem suas demandas às 10h, na lona cultural ao lado da Praça dos Gaviões.

Foram apresentados aos empreendedores o calendário de eventos da Secretaria de Turismo para 2020 e o programa de Desenvolvimento Turístico Maricá 2030, um fomentador das atividades atrativas da cidade, além de reunir programas de qualificação do setor.

Jorge Moreno e Raíssa Severo, da área de projetos da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), esclareceram os investimentos em infraestrutura realizados pela prefeitura.

“Nosso objetivo é escutar os empresários da região para conhecer as demandas e também apresentá-los nosso calendário de atividades para que possam se programar e assim aumentarmos a participação do empresariado local nos eventos. Ponta Negra é um cartão postal de Maricá e vamos ter muita atividades na região”, afirma José Alexandre.

Entre as demandas, os comerciantes pedem a ampliação da segurança na região, principalmente, no período do verão quando o fluxo de pessoas aumenta. A Somar reiterou o andamento do projeto de revitalização da orla de Ponta Negra e também a conclusão da nova ponte do distrito.

O encontro também serviu para que os donos de pousadas, restaurantes e comércio local se programem para as atividades que a Prefeitura prepara para a região. Entre as propostas, está a integração de atrativos turísticos de Ponta Negra com os do Espraiado, bairro rural que reúne atrações como gastronomia, cachoeiras e muito verde.

Para o dono da pousada Encontro das Águas, Adilson Souza Lopes, o encontro reanimou os comerciantes do local.

“Parecia que estávamos adormecidos. Esse encontro nos animou novamente. Precisamos nos preparar e levar todas as demandas para que possamos organizar os turismo aqui com ordenamento e mais fiscalização”, disse com apoio de demais moradores que também pediram obras de acessibilidade ao canal de Ponta Negra.