Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realiza edição do “Grupo de Família” para abordar sobre a campanha do “Novembro Azul”

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Maricá, equipamento vinculado à Secretaria de Assistência Social, realizou na quinta-feira (21/11),  mais uma edição do “Grupo de Família” com os acompanhados da unidade, em conjunto com o grupo de  adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto, para abordar sobre a campanha do “Novembro Azul” (campanha de prevenção ao câncer de próstata). Em parceria com a Secretaria de Saúde de Maricá, a assistente social do Programa Saúde do Homem, Adriana Moreira, promoveu uma roda de conversa, com o tema: A importância da prevenção da saúde do homem. Tipo mais comum entre os brasileiros, após o de pele não melanoma, o câncer de próstata recebe atenção especial durante a campanha.

Adriana explicou que as mudanças simples no estilo de vida e a adoção de hábitos saudáveis contribuem para reduzir os fatores de risco. “Cerca de um terço das mortes pela doença está relacionado a comportamentos como fumar, consumir bebidas alcoólicas, falta de atividade física e alimentação inadequada,” afirmou a assistente social. “Quando falamos em prevenção é necessário destacarmos que algumas medidas preventivas são facilmente aplicáveis, como mudanças em hábitos de vida. É importante manter a prática de atividades físicas e uma alimentação rica em vegetais e pobres em gorduras,” destacou.

Os participantes interagiram com a palestrante, tirando as dúvidas sobre como proceder com a realização dos exames de rotina e, também, sobre infecções sexualmente transmissíveis.

 

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here