programa de castração animal

A campanha itinerante de castração gratuita de cães e gatos chega a São José do Imbassaí, na Associação de Moradores do bairro, nesta terça-feira (19/11). Ao todo, foram disponibilizadas 40 vagas (dez para cadelas, dez para cachorros, dez para gatos e dez para gatas) para cirurgia realizada graças a um convênio firmado entre prefeitura e a Veterinária Maricá.

Quem garantiu uma vaga foi a moradora do bairro, Jacqueline dos Santos Oliveira, de 51 anos, para sua cadela Laila, de três anos. “Ela já teve duas crias e não quero mais filhotes. Por isso, estamos participando dessa ação que ajuda a quem precisa. Procurei fazer a cirurgia particular, mas custa mais de R$ 400, o que não posso pagar, já que estou desempregada”, destacou.

Moradora do bairro, Jéssica Rangel, de 18 anos, participou da campanha para castrar a gatinha Angel, de quatro anos. “Maravilhosa essa ação de vir aos bairros e atender a população que não pode pagar. Ela é bem mansinha, mas sofreu muito nos últimos cios, por isso buscamos a cirurgia”, declarou.

O aposentado Aloisio Mathias, de 71 anos, levou a cadela Pitty, de cinco anos, para o exame clínico e avaliação veterinária. “Não quero que ela procrie mais. A castração evita futuros problemas de câncer e por isso estou buscando uma vaga para a cirurgia”, frisou.

Outra moradora do bairro, Lorrana Maldonado Machado, de 20 anos, levou a cadela Pandora, de 11 meses. “Na primeira cria dela, ela quase morreu. Foram três filhotes e somente um sobreviveu. Quero evitar de qualquer forma, outra gestação, por isso nada mais garantido do que castrá-la. Como não tive recursos, essa campanha veio em excelente hora”, explanou.

A coordenadora de Proteção Animal, Milena Costa, destaca que a campanha itinerante já beneficiou os bairros de Cordeirinho, Santa Paula, Itaocaia Valley, Jardim Atlântico Leste e Ponta Negra. “Essa campanha facilita o cadastro e garante que mais animais sejam castrados diminuindo assim a população de animais abandonados”, ressaltou. Segundo Milena, até 31 de outubro, foram castrados 1.021 animais.

Com objetivo de verificar as condições para a cirurgia, os animais passaram por avaliação clínica e coleta de sangue nos cães e cadelas Para participar da campanha, é necessário que os animais tenham entre cinco meses e seis anos de idade e pesem em torno de três e 20 kg. Não serão realizadas cirurgias em cadelas no cio, prenhas, em lactação ou de animais braquicefálicos, como boxer, shith zu, pug, buldogue inglês e francês, dentre outras raças.

A campanha itinerante visitará no dia 14/12 o Centro Cultural Zumbi dos Palmares, no Barroco, em Itaipuaçu.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here