1ª etapa do concurso público para preenchimento de vagas para a Secretaria de Proteção e Defesa Civil

Aconteceu na última sexta-feira (15/11), a primeira etapa do concurso público que conta com 69 vagas para a Secretaria de Proteção e Defesa Civil. Realizado pela Prefeitura de Maricá através da Coordenação de Seleção Acadêmica da Universidade Federal Fluminense (COSEAC – UFF), e coordenado pela Subsecretaria de Recursos Humanos, o certame se destinou ao preenchimento de vagas para Agente de Defesa Civil (55); Técnico em Meteorologia (02); Analista de Sistemas (02), Analista Geotécnico (02), Engenheiro Civil (02), Geólogo (02), Hidrólogo (02) e Meteorologista (02). 

“Nós temos uma expectativa muito grande com relação a este concurso, na medida em que estes aprovados virão substituir os profissionais que atualmente trabalham na Defesa Civil com vínculo temporário. Correndo os locais de prova, identificamos um percentual significativo de faltas, mas como o número de inscritos atendeu as nossas expectativas, acreditamos que iremos preencher todas as vagas”, informou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Luiz Carlos dos Santos. 

De acordo com a COSEAC – UFF, cerca de 10 candidatos com deficiência participaram desta primeira etapa da prova, e contaram com recursos especiais, como profissionais ledores, profissionais transcritores intérpretes de libras e prova com letras ampliadas para pessoas com baixa visão. 

Morador do Flamengo, o candidato Wellington Dutra (31 anos) falou sobre suas expectativas. “Fiz a prova pensando em melhorar de vida, focando na estabilidade do concurso público. Espero que dê tudo certo e que eu passe”, disse Wellington. 

Moradora de Guaratiba, Lana da Silva Josefina (32 anos) disse que escolheu fazer o concurso por pensar que ele abrange uma boa área de atuação. “A área de Defesa Civil é muito boa. A prova foi muito tranquila e bem organizada, agora a expectativa é melhor ainda”, afirmou Lana. 

Morador de Niterói, Robson Carlos Correa (42 anos) revelou suas motivações ao buscar uma oportunidade em outro município. “Esta é uma chance muito boa, vale a pena vir de outra cidade. A organização está de parabéns, a rapaziada da fiscalização e do apoio nos orientou perfeitamente, não tive nenhuma dúvida, e a prova cobrou o que deveria ser cobrado, todo o conteúdo que estava no edital”, contou Robson. 

Ao todo, o concurso conta com quatro etapas: prova objetiva; prova de aptidão física; exame psicotécnico e exame médico; e análise de títulos. A prova de aptidão física acontecerá nos próximos dias 25 e 26 de novembro, na Praia da Barra (altura da rua zero), a partir das 07h. 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here