Ação da Secretaria de Saúde em alusão ao Novembro Azul em São José do Imbassaí: Fotos de Elsson Campos

Mais um bairro de Maricá recebeu nesta quinta-feira (14/11) a campanha do Novembro Azul, que ocorre anualmente para conscientizar os homens para a prevenção do câncer de próstata. Desta vez, a tenda da Coordenação de Saúde do Homem da Secretaria de Saúde de Maricá foi montada na Praça Gilmar dos Santos Trindade (antiga praça do Dínamo), em São José de Imbassaí. No local foi realizada uma palestra sobre a doença e também houve aferição de pressão arterial e medição de glicemia.

Um bom público procurou o serviço para obter mais informações sobre a prevenção. Entre os que foram à praça, havia muita gente que não sabia que o acompanhamento pode ser feito em Maricá. “Estou vendo o empenho do poder público em trazer informação para nós. Eu mesmo fazia meus exames fora da cidade sem saber que podia fazer aqui, mas vou mudar isso”, garantiu o encarregado Elenício Francisco da Costa Filho, de 55 anos, que há dois anos mora em Chácaras de Inoã vindo de Mesquita (na Baixada Fluminense).

Ao lado dele, o piscineiro Artilindo Romão Espíndola, de 58 anos, disse que também não sabia do serviço na cidade. “O pior é que, por cultura, o homem não costuma se cuidar. Ações assim são boas para levar a consciência da necessidade”, reforçou o morador de São José, assim como o casal formado pelos aposentados Linderlei de Oliveira, de 68 anos, e Zélia Oliveira Botelho, de 65.

“Achei importantíssimo esse esclarecimento, porque na rede particular dão apenas o diagnóstico e os remédios, não tem tanta informação”, observou ela, enquanto o marido dizia que também passaria a procurar o setor na cidade. “Sempre vou a São Gonçalo para fazer o acompanhamento, mas agora quero fazer por aqui mesmo”, afirmou Linderlei.

De acordo com o coordenador Leandro Bastos, Maricá é o município pioneiro do estado do Rio a implantar um serviço voltado para a saúde masculina desde a determinação do Ministério da Saúde, em 2009. “Depois de nós, outros como Búzios e Volta Redonda também implantaram, e São Gonçalo veio nos procurar para conhecer nosso modelo, que existe desde 2014. Estamos sendo um estímulo para outras cidades”, ressaltou ele, acrescentando que a equipe vem visitando também empresas onde há concentração de trabalhadores homens, com o mesmo intuito de levar informação sobre o câncer de próstata.

As próximas ações de rua ocorrem na Lona Cultural de Itaipuaçu (dia 19), na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro (dia 22) e na Lona Cultural da Barra (dia 27), sempre das 9h às 12h. Além disso, o setor de Saúde do Homem está funcionando com um horário diferenciado às quartas-feiras, das 8h às 20h, para atender a quem só dispõe de tempo após o horário de trabalho. Nos outros dias, o atendimento vai das 8h às 17h.

O setor fica no ambulatório do Hospital Conde Modesto Leal, no Centro. O câncer de próstata é atualmente o segundo tipo de maior incidência e também o segundo que mais mata no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), houve em 2018 cerca de 68.200 novos casos.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here