Obras de drenagem nas Pedreiras - Foto: Fabricio Faqueco

As fortes chuvas que caíram sobre o estado do Rio na última segunda-feira (11/11) causaram transtornos em alguns pontos de Maricá. Segundo dados da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, a precipitação foi grande em alguns locais como Barra de Maricá (41,6 mm) e muito forte em outros, como na Mumbuca (97.0 mm) no acumulado de 24 horas, segundo dados dos pluviômetros disponíveis no município do Alerta de Cheias – INEA. Apesar do volume, a secretaria não recebeu chamados.

O índice é considerado bastante elevado, mas na avaliação geral a cidade suportou bem uma chuva em quantidade atípica e em período curto de tempo. Alguns locais, como no Centro, as ruas chegaram a encher, já que as redes não comportaram a quantidade de água, mas o escoamento funcionou de forma rápida. A Prefeitura mantém um programa constante de prevenção a enchentes, com ações de dragagem e limpeza de canais e redes e a autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), assim que as condições permitiram, fez um levantamento dos pontos onde serão feitas novas intervenções.

De acordo com a Diretoria de Obras Indiretas da Somar, um dos pontos onde houve alagamentos, no bairro das Pedreiras, será atacado com a continuação das obras iniciadas em uma intervenção para a implantação de mais galerias de grande porte, interligadas ao canal nas proximidades da Praça Conselheiro Macedo Soares. A expectativa é a de que o serviço comece já em dezembro e seja realizado durante a madrugada, para reduzir os transtornos. No Condado, a avaliação é a de que as ruas encheram por conta da pequena capacidade dos bueiros. Nesse caso, a autarquia vai programar a instalação de mais bocas-de-lobo para melhorar a drenagem.

Outro ponto de atenção para a Prefeitura é o Recanto, onde já foi feita a licitação para a implantação de mais pavimentação e mais galerias de drenagem. No Barroco, também em Itaipuaçu, o planejamento está sendo concluído e as obras de macrodrenagem, com galerias de grande porte, devem começar no fim de janeiro de 2020. No Centro, a Rua Domício da Gama deve também receber intervenção de drenagem a partir do início de janeiro.