A campanha do Novembro Azul, que ocorre anualmente para conscientizar os homens para a prevenção o câncer de próstata, passou nesta terça-feira (12/11) pela Lona Cultural de Inoã. A equipe da Coordenação de Saúde do Homem da Secretaria de Saúde de Maricá deu orientações aos moradores que foram à tenda sobre como prevenir e evitar uma progressão da doença.

Também houve coleta de amostras de sangue para o exame prévio de PSA (sigla em inglês para o antígeno prostático específico, enzima que serve de medida para prevenção) e aferição de pressão arterial.

Os homens que passavam pelo local eram abordados pelos agentes de saúde e recebiam a recomendação para entrar e esclarecer possíveis dúvidas sobre o mal. Foi o que fez o autônomo Sharlon Ricardo Ferreira de Souza, de 37 anos, que mora no entorno da lona cultural e afirmou que é importante se cuidar.

“É a primeira vez que venho falar sobre essa doença e vim porque a gente tem que cuidar da saúde mesmo, sem ela a gente não faz nada”, sentenciou.

Outro que ouviu atentamente as orientações foi o técnico de som Fábio Araújo da Cunha, que garantiu que ficou mais esclarecido sobre como se prevenir.

“Por falta de conhecimento mesmo, não sabia como o exame era feito. Foi muito interessante ouvir as explicações e já aproveitei para agendar meu exame”, contou ele, que tem 55 anos e mora em Itaipuaçu.

Para o coordenador Leandro Bastos, houve uma evolução na abordagem da doença por parte dos homens em Maricá.

“Estamos realizando a campanha desde 2014 e o que noto é uma mudança na medida em que, antes, eles eram levados pelas esposas e fazer o exame e não voltavam. Hoje, são eles que vão de forma autônoma e retornam para acompanhar. Creio que a consciência deles aumentou”, acredita ele, lembrando que o câncer de próstata é atualmente o segundo tipo de maior incidência e também o segundo que mais mata no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), houve em 2018 cerca de 68.200 novos casos.

As próximas ações como estão marcadas para a praça de São José de Imbassaí, já nesta quinta-feira (14/11) e também ocorrem na Lona Cultural de Itaipuaçu (dia 19), na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro (dia 22) e na Lona Cultural da Barra (dia 27), sempre das 9h às 12h.

Além disso, o setor de Saúde do Homem está funcionando com um horário diferenciado ás quartas-feiras, das 8h às 20h, para atender a quem só dispõe de tempo após o horário de trabalho. Nos outros dias, o atendimento vai das 8h às 17h. O setor fica no ambulatório do Hospital Conde Modesto Leal, no Centro.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here