O último sábado (09/11) foi o dia de os alunos da Escola Municipal Marcos Vinícius Caetano Santana, no Bairro da Amizade, mostrarem tudo o que aprenderam sobre a escritora Cecília Meireles. A autora carioca foi a escolhida para ser trabalhada em sala de aula, ao longo do ano letivo, no projeto da Secretaria de Educação “Maricá no Mundo da Leitura”, que acontece em todas as escolas municipais.

Na ocasião, os alunos do 1º ao 5° ano do Ensino Fundamental, com idades que variam de 05 a 14 anos, tiveram que desenvolver trabalhos sobre a escritora, jornalista e poetisa que vão desde confecção de desenhos e pinturas à declamação de poemas e apresentações teatrais.

De acordo com a diretora da escola, Edma França, a autora foi escolhida por ter pensamentos e poemas que vão ao encontro do que existe no bairro, como o pescado e a natureza de forma em geral. “Ela nos faz sonhar, imaginar coisas, viver, além de falar um pouco da nossa realidade do dia a dia. Isso inspira as crianças a gostarem de ler e a navegarem com ela nesse mundo maravilhoso que é a leitura”, disse.

Recém-chegado à unidade, o professor do 3° ano do Ensino Fundamental, Guilherme Santos Muniz, contou um pouco sobre o seu novo desafio e a alegria poder auxiliar as crianças no desenvolvimento educacional. “Como professor da rede eu estou vivenciando muitos desafios. Os alunos estão adquirindo a prática da leitura e da escrita e vou ajudando no que for possível. Eles estão se desenvolvendo muito bem”, avaliou.

Participando da festa, a dona de casa, Tânia Correia Gonçalves, de 41 anos, agradeceu o acolhimento da escola, já que veio de Curitiba (PR) e mora há dois anos em Maricá. “Viemos de fora e é muito importante achar pessoas acolhedoras como essas que encontramos aqui. Minha filha de 7 anos participa de todos os eventos realizados na escola porque ela adora essa unidade. Além do mais, está exercitando a leitura gosta muito”, avaliou. “Não pretendo voltar para o Paraná. Aqui está muito bom e não quero mais sair”, finalizou.

Mãe da Ketlyn Pereira de Lima Fontes, de 11 anos, Luciana Moura, de 35 anos, observou o interesse de sua filha pela leitura depois que a escola escolheu o tema abordado. “O tema Cecília Meireles está ajudando muito minha filha no aprendizado. Ela está se interessando mais em poemas e está amando”, relatou a moradora do bairro.

Para corroborar o discurso de sua mãe, Ketlyn Pereira citou alguns poemas que ia recitar na festa. “Vou recitar ‘A Bailarina’, ‘Pescaria’, ‘Ou isto ou aquilo’. Acho bem legal, pois podemos falar para todo mundo como foram os poemas”, contou a menina, que passou a conhecer melhor os trabalhos da autora.