Campanha do Novembro Azul em Ponta Negra - Foto: Elsson Campos

A Prefeitura realizou, por meio da Coordenação de Saúde do Homem e do HiperDia (programa de combate à hipertensão e diabetes), nesta terça-feira (05/11), mais uma ação da campanha Novembro Azul. A iniciativa, que disponibiliza gratuitamente exames de glicemia, aferição da pressão arterial – além de marcação de consultas, aconteceu na praça de Ponta Negra. O principal foco das ações é a detecção precoce da diabetes, hipertensão e problemas ligados à próstata.

“O que estamos fazendo aqui é a captação de pacientes para o Programa Saúde do Homem. De repente aqui ele pode descobrir algo que pode salvar a vida dele, é a prevenção”, explica o coordenador Leandro Bastos.

Ainda segundo ele, o paciente que for até o posto médico das ações receberá todo o acompanhamento necessário. “Aqui vamos medir a pressão, fazer o teste glicêmico e o paciente já vai sair daqui com a sua consulta marcada. E quem não conseguiu consulta, é só vir aqui que a gente resolve também”, esclarece.

Beneficiários diretos da campanha, o pedreiro Jorge Luiz Conceição, 63, e o jardineiro Marcelo da Silva Pessanha, 49, contaram a sua experiência durante o atendimento. “É a primeira vez que participo. É fundamental para a gente se cuidar”, conta Jorge.

Já Marcelo conseguiu marcar a sua consulta. “Hoje está sendo um dia excelente, principalmente para mim que consegui marcar o urologista e a ultrassonografia. É ótimo, e mais pessoas podiam participar”, comenta.

A diabetes também é uma doença muito séria, e é por isso que a ação teve a presença do programa HiperDia. De acordo com Elaine de Souza, a coordenadora do programa, 50% das pessoas que têm diabetes não sabem, e o risco de a doença ter uma evolução é enorme nesses casos.

“O principal foco é a detecção precoce, porque só assim a gente consegue dar uma atenção e cuidar para que o quadro não evolua. É por isso que a gente precisa descobrir cedo, para poder cuidar. O que a gente só não faz é diagnosticar, porque isso é só com o médico. A gente quando sabe encaminha para o posto de saúde mais próximo para iniciar o tratamento”, explica.

Confira abaixo a relação dos próximos locais onde estão previstas ações. 

12/11 – Lona Cultural de Inoã

14/11 – Praça de São José

19/11 – Lona Cultural de Itaipuaçu

22/11 – Centro – Praça Conselheiro Macedo Soares

27/11 – Lona Cultural da Barra

A programação é de 8h as 12h nos dias acima.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here