Alunos de curso da prefeitura fazem Enem - Foto: Katito Carvalho

Mais de 500 alunos do Pré-Enem Popular, oferecido pela Prefeitura, por meio das secretarias de Relações Institucionais, Educação e Cultura, participaram neste domingo (03/11) da primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O coordenador e fundador do programa, Willian Campos, esteve presente na frente do CEM Joana Benedicta Rangel para dar um incentivo aos alunos.

“Viemos para dar um carinho para os candidatos. Eles ficam nervosos. São cinco horas e meia de prova de português, ciências humanas e redação. Mas, não acaba hoje”, afirmou. No próximo domingo, serão aplicadas provas de ciências exatas e da natureza.

Buscando uma vaga em Economia, Lucas Penzin, de 22 anos, estava muito ansioso para o primeiro dia de prova. “Estudei por 10 horas diariamente e estou preparado principalmente por causa das aulas do Pré-Enem oferecido pela prefeitura que me deu mais segurança e confiança”, relatou.

Moradora do Parque Nanci, Gabrielle Coutinho, de 19 anos, é aluna do Pré-Enem Popular desde o ano passado. “Quero Biomedicina na UFF. O Pré-Enem é uma grande oportunidade para quem não tem condições de fazer um curso particular”, ressaltou.

Amanda Santos, de 17 anos, falou que o preparativo no Pré-Enem Popular foi bem intenso. “Os professores são excelentes e sempre nos deram muita força. Creio que todos os alunos estejam bem preparados. As aulas do cursinho foram essenciais na minha preparação”, frisou a candidata que busca uma vaga na área da Saúde com preferência pela UFF.

Outra aluna do Pré-Enem Popular, Yasminn Ramiro de Alcântara, de 18 anos, contou com a força da avó Maria Elisa Ramiro Teixeira e do pai João Luiz Teixeira.

“É importante estarmos juntos nesse momento para incentivar e passar segurança a ela”, destacou a avó. Para a candidata, a preparação foi tranquila. “Os professores nos preparam bastante. Tinha matéria na escola que não entendia e no curso ficou mais fácil porque tiraram todas as minhas dúvidas. O Pré-Enem me ajudou muito”, ressaltou a aluna que pretende uma vaga para o curso de Medicina na UFF.

Os candidatos também receberam um carinho dos membros da Igreja Presbiteriana do Brasil, com a entrega de um kit com caneta, biscoito, água e uma mensagem de incentivo. Everton Borges, seminarista da Igreja, falou sobre a iniciativa.

“Fazemos essa ação há cinco anos com as contribuições dos irmãos, mas é a primeira vez que atendemos o Centro. Buscamos tranquilizar o candidato. Nossa ideia é que ano que vem consigamos beneficiar mais escolas”, acrescentou o seminarista, acrescentando que foram arrecadados dois mil kits.