Tenda Mundo Digital com criação de jogos - Foto: Julios Costa

Presente em todos os dias da Festa Literária de Maricá, a Liga Maricaense de Jogos Eletrônicos está realizando uma série de atividades e oficinas na Tenda Mundo Digital, montada na Praça Orlando de Barros Pimentel.

De acordo com Gabriela Santana, diretora de relações públicas da Liga, nesta quarta-feira (30/10) acontece a ‘Game Creator: Oficina de Criação de Jogos’, que vai até às 19h.

“A atividade vai até o final do dia, e cada turma dura cerca de 1h, de acordo com o tempo que eles levarem para desenvolver uma ideia”, explicou Gabriela, ressaltando as atividades já desenvolvidas pelo grupo.

“Estamos aqui desde o início da FLIM, e a cada dia estamos trazendo programações diferentes. Já realizamos oficinas de matemática através de jogos de cartas e tabuleiro, experiências científicas, montagem de jogos de tabuleiro e hoje temos este workshop básico de criação de jogos”, afirmou.

A ideia é estimular os participantes a ter um primeiro contato com o processo de criação de um jogo digital através da construção de um storytelling (construção de uma narrativa), de um storyboard (construção gráfica desta narrativa quadro a quadro) e da criação efetiva do jogo em uma ferramenta digital.

“Vim na excursão e me falaram que ia ter uma oficina de gamer, como sempre gostei muito de games, resolvi participar. Este é o primeiro contato que tenho com cursos na área, e estou gostando muito. O professor explica tudo muito bem e a interação com todo mudo é bem legal”, disse Karolina Paixão (17 anos), que é estudante da rede estadual de Saquarema, e veio em uma excursão da escola para a FLIM.

Jogador e amante de jogos, Kauê Miguel (14 anos) teve o seu primeiro contato com o processo de criação durante a oficina. “Nunca tinha feito um curso desses, tô gostando muito”, afirmou o jovem que é autista e estava acompanhado pela mediadora Letícia Machado (20 anos).

Professora da rede municipal de Maricá e mãe do aluno Arthur Antunes Dantas Ferreira (9 anos), Telma Antunes (41 anos) elogiou a iniciativa. “Meu filho ama tecnologia, quando eu vi na programação que tinha uma oficina de games, resolvi logo trazer ele para cá. A organização está de parabéns, o evento está sensacional e ver a alegria no rostinho das crianças, não tem preço”, finalizou Telma.

Nesta quinta-feira (31/10), a Tenda Mundo Digital terá oficina de maquiagem artística em alusão ao Halloween, das 8h às 17h.