Tenda do Povo do Livro na Flim - Foto: Marcos Fabricio

Pela primeira vez a Festa Literária de Maricá (Flim) promoveu uma noite dedicada exclusivamente aos escritores do município. O evento foi realizado nesta quarta-feira (30/10) na Tenda do Saber, montada na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

Os autores apresentaram suas obras, promoveram debates e responderam perguntas da plateia. Entre os convidados estava Alessandra Honorato, escritora de Maricá que participou este ano da XIX Bienal do Livro do Rio, no Riocentro.

“Sou fruto da Flim. Estive aqui na edição de 2017 e até então meus escritos ficavam guardados na minha gaveta. Mas a partir do momento que participei desta feira e de outros eventos, criei coragem para expor meus textos guardados e compartilhar com amigos. Então, para mim a Flim foi um crescimento como pessoa, como profissional e principalmente como escritora”, relatou Alessandra.

“Em 2013 éramos apenas seis e hoje somos mais de 30, o que comprova que o investimento do poder público em Educação e Cultura vale muito a pena. Não seriamos ninguém se não existisse a Flim para expor e vender nossos livros. Felizmente estamos tendo muito sucesso”, disse o escritor Manoel lago.

“Quero passar para as pessoas um pouco da minha história e experiência e, para isso, vou utilizar o meu livro, onde abordo os aspectos gerais, sociais, econômicos e políticos de Maricá”, explicou Cesar Brum, morador do Caju e autor do livro “Contando a História de Maricá”.

“Sou escritor desde 2012 e vejo a Flim como um evento importante onde nós autores podemos trazer um pouco dos nossos sonhos e dos nossos sentimentos. Minha inspiração para escrever é o amor, é sobre o amor que eu escrevo, pois realmente acredito que o amor pode mudar as pessoas”, contou o escritor Altamir costa, morador do Centro e autor do livro “Minha Poesia é Você”.

“Fiquei impressionado com a quantidade de gente visitando a feira e a vitalidade das pessoas que estão aqui trabalhando e tornando essa festa literária uma realidade. Na minha avaliação não existe nada mais precioso que cultura. Isso aqui é um momento muito especial na minha vida e estou muito feliz por ter participado da quinta edição da Flim”, afirmou o escritor e palestrante Chico Moura, morador da Barra de Maricá.

“Esse tipo de encontro é uma iniciativa incrível e fundamental, pois serve inclusive de incentivo a cultura para os nossos alunos da rede municipal que sonham e serem escritores e para os moradores da cidade de forma geral. Além disso, essa feira possibilita a essas pessoas o acesso ao livro. Maricá mais uma vez sai na frente como um município que adota politicas públicas que incentivam a leitura e a cultura do seu povo”, elogiou a professora Cristiane Bittencourt, de 42 anos, moradora de Niterói.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here