Maricá Para Elas na lona cultural da Barra de Maricá - Foto: Katito Carvalho

Foi realizada na noite desta quinta-feira (24/10), na Lona Cultural Marielle Franco, Barra de Maricá, a primeira edição do “Maricá Para Elas – A Força das Mulheres no Desenvolvimento Econômico e Social”. Iniciativa da Prefeitura, via Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o evento teve como objetivo celebrar, apoiar, inspirar e conectar as mulheres empreendedoras do município.

Durante o bate papo que contou com várias lideranças também foram apresentados projetos e serviços que podem auxiliar e fomentar o empreendedorismo das maricaenses, como o Banco Mumbuca da Secretaria de Economia Solidária e a Casa da Mulher, da Secretaria de Direitos Humanos.

“Esse encontro é muito positivo principalmente para que essas mulheres saibam aonde e como buscar apoio junto aos projetos e serviços oferecidos pela Prefeitura”, explicou Terezinha Ouverney, gerente de projetos da Secretaria de Direitos Humanos.

“É um espaço de troca e essa noite é para dizer que estamos unidas e que juntas faremos de Maricá uma cidade diferenciada”, frisou Sandra Gurgel, idealizadora do Espaço Afro-sustentável Samalumá e uma das palestrante do evento.

“É maravilhosa essa preocupação da prefeitura em querer qualificar as mulheres da cidade, dando a elas a possibilidade de empreender e também oferecendo a elas serviços que as protegem das diversas formas de agressões existentes. Sou mulher, sou negra, faço parte de vários movimentos negros da cidade e sinto orgulho de poder de alguma forma colaborar com essa transformação social e econômica que está acontecendo em nosso município”, afirmou Luciene Mourão, vice-presidente da OAB de Maricá.

“As mulheres já estão se movimentando. Nós já entendemos a necessidade de nos unirmos e de permanecemos unidas e, quando isso acontece com o apoio do governo, com o apoio do poder público, toma uma proporção imensurável”, disse Thaisa Muniz, líder do Coletivo de Mulheres Empreendedoras de Itaipuaçu.

“Somente com independência financeira, capacitação, inclusão no mercado de trabalho, segurança, combate ao feminicídio, saúde, ou seja, condições básicas e indispensáveis, conseguiremos que as mulheres empreendedoras de Maricá possam ser verdadeiramente integradas a sociedade de maneira consistente e formando uma grande rede de empoderamento”, destacou Rosângela Zeidan, deputada estadual e relatora na CPI do Feminicídio.

“Nosso desejo é que a partir desta primeira edição do Maricá Para Elas que aconteçam alguns desdobramentos. Hoje o intuito foi alcançado no que diz respeito a reunir as mulheres empreendedoras e fomentar ainda mais esse empreendedorismo nas mulheres. É importante frisar que esse é um evento cadastrado junto a ONU, aceito no programa Circuito Urbano 2019”, ressaltou Luciano Chaves Leal, subsecretário de Desenvolvimento Econômico.