Construção de passarela no km 22, em São José do Imbassaí - Foto: Elsson Campos

As peças que vão compor a nova passarela de pedestres de São José de Imbassaí, na altura do Km 22 da RJ-106, começaram a ser montadas pela Prefeitura nesta sexta-feira (25/10). As seis rampas e oito pilares, pesando até 10 toneladas, foram erguidas às margens da pista sentido Maricá. A mesma operação deve começar em até quinze dias junto à pista oposta e a previsão é que a travessia esteja pronta até dezembro.

A chegada da passarela foi bem recebida pela população local, que desde o ano passado utiliza faixa elevada (‘traffic calming’) para atravessar. “Tenho um problema auditivo e preciso ouvir os carros, mas às vezes não consigo. Para mim, a passarela vai ser melhor pois não terei essa preocupação”, disse a doméstica Solange Nazareth, de 49 anos.

Já a enfermeira Márcia Matos, de 59 anos, afirmou que não será preciso esperar que os carros parem para cruzar a pista. “Isso não acontece com uma passarela, é só chegar e passar”, lembrou ela.

Outra observação foi feita pelo cabeleireiro Umberto dos Santos Correia, de 58 anos. “Vai ser melhor principalmente para quem tem dificuldade de locomoção, como cadeirantes e deficientes em geral”, ressaltou ele.

Sua colega de trabalho, Luciléia Maria Rego de Almeida, contou que muitas vezes eles têm de ajudar algumas dessas pessoas a atravessar. “Muita gente não consegue, tem dificuldade mesmo, mas creio que será ainda melhor para os alunos da escola”, disse ela, de 43 anos, referindo-se à E.M. CAIC Elomir Silva.

A passarela terá uma extensão de 34 metros e 6,50 de altura, com rampas de 2 metros de largura de cada lado. O investimento do município, apesar de a rodovia ser estadual, é de R$ 1,5 milhão. Outras duas passarelas também estão previstas: uma próxima ao novo Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara (no km 23) e outra em frente à Escola Municipalizada Inoã, na altura do km 16.