Apresentação do projeto CRC no CEU Mumbuca - Foto: Evelen Gouvêa

A Prefeitura, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações, se reuniu nesta segunda-feira (14/10) com integrantes do CRC Instituto Nova Ágora (INAC) e do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste).

O objetivo do encontrou, que aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, foi o de tratar detalhes da elaboração de um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) que abranja os 15 municípios pertencentes ao consórcio.

Com a instalação de um CRC no município é possível desenvolver projetos como o descarte adequado do lixo eletrônico, formação do jovem, principalmente os que se encontram em vulnerabilidade social, reformulação de computadores em desuso com a finalidade de serem doados para bibliotecas, escolas públicas, telecentros, além de promover uma educação ambiental.

De acordo com o responsável da pasta, Sérgio Mesquita, a ideia de ter um CRC vai ao encontro de outros projetos de expansão tecnológica sendo desenvolvidos na cidade.

“Com os CRC’s vêm os includes, o Campus Party e uma série de outras ações como a estação tecnológica que vai ser construída em Inoã. Então esses projetos se convergem para a população, em especial os mais empobrecidos. A nossa luta principal é diminuir essa quantidade de pessoas empobrecidas em Maricá e no entorno”, enfatizou.

Include é uma iniciativa do Instituto Campus Party, cujo objetivo é a inclusão de jovens nos conteúdos e práticas de transformação digital em comunidades de baixa renda, por meio de cursos de metodologia apropriada para o ensino de robótica e tecnologia.

Segundo o presidente do INAC, que é considerada uma CRC, Júlio César Hessel, desde o início de sua gestão em 2012, oito mil computadores já foram doados a várias entidades carentes como associações, cooperativas e hospitais.

“Recentemente doamos 200 máquinas para o município de Arame, uma aldeia indígena no Maranhão. Agora estamos doando 120 máquinas para uma rede da saúde também do Maranhão. Os equipamentos são totalmente obsoletos e eles não têm recursos para substituir. Vamos retirar os antigos e enviar computadores reformulados”, comentou.

Diretor de Inovação e Marketing de Rede do Conleste, Carlos Eduardo Cavalcanti, ratificou o interesse do consórcio em participar do empreendimento. “Estamos fazendo o mapeamento dos municípios onde podemos indicar as comunidades que receberão esse projeto. O objetivo dele é a diminuição da desigualdade social e o equilíbrio dessas diferenças onde atuamos fortemente”, destacou.

Embaixador da Campus Party e diretor de relações da Associação Brasileira de Reciclagem e Inovação, Alexandre Siqueira Mesquita, enfatizou que, caso a cidade aprove o empreendimento, será a pioneira no Estado e desenvolver um projeto dessa magnitude.

“Estamos contribuindo com a inclusão digital de comunidades em vulnerabilidade social e isso é espetacular. Esperamos fazer esse empreendimento social de extrema relevância no Rio de Janeiro, pois não temos aqui”, citou.