Exames de imagem na praça de São José - Foto: Clarildo Menezes

O Projeto Saúde de Ponta a Ponta esteve em diferentes pontos de Maricá no último final de semana (12 e 13/10). No sábado, o caminhão que oferece serviços de ultrassonografia, mamografia, densitometria óssea, raio-x e eletrocardiograma para a população estacionou na Praça Gilmar dos Santos Trindade, em São José do Imbassaí. No domingo, foi a vez da Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, receber a ação. 

De acordo com a coordenadora do caminhão, Andressa Alporges, são realizados cerca de 200 atendimentos por dia. 

“Os agendamentos são sempre realizados nos postos de saúde. Os pacientes com pedido, identidade, cartão do SUS e comprovante de residência são enviados para a regulação, e depois são atendidos aqui no caminhão. Fazemos atendimentos extras quando nossa agenda não está completa”, ressaltou Andressa. 

Para a secretária de Saúde, Simone Costa, esta é uma forma de facilitar a vida das pessoas, já que o resultado de exames como ultrassonografia e eletroencefalograma são entregues na hora, e raio-x, densitometria óssea e mamografia ficam prontos dentro de um prazo máximo de 15 dias. 

“Exames que antes eram realizados fora do município, agora estão sendo feitos aqui. Como foi visto neste final de semana, trabalhamos até mesmo durante os feriados para atender as pessoas que tem dificuldade em sair do trabalho para buscar atendimento médico”, disse Simone.  Desde que começaram os atendimentos, o serviço já conseguiu zerar as demandas por mamografias e exames de densitometria óssea, e reduziu consideravelmente a demanda para todos os outros. 

Acompanhando a esposa Rosane (56 anos), Sanderlei Peixoto (64 anos) falou sobre sua percepção dos serviços prestados pelo município.

“Tenho câncer em estágio terminal, faço tratamento fora do município, mas tenho condução gratuita para me levar e buscar nos tratamentos, só tenho a agradecer. Hoje vim trazer minha esposa para fazer mamografia, e foi tudo bem tranquilo, Maricá é o melhor lugar do mundo”, afirmou. 

Moradora de Itaipuaçu, Marta Janete Lima Carvalho (47 anos) aprovou a iniciativa. “Vim trazer minha tia para fazer duas ultrassonografias, uma pélvica e uma de abdômen total, gostei muito do atendimento. Ela já fez vários exames quando o caminhão estava em Inoã, e agora veio fazer a ultra. Não temos do que reclamar”. 

Em busca do exame de densitometria óssea, Neuza Dias Pinheiro (73 anos) disse que a ação vai agilizar uma consulta médica. “Para mim foi ótimo conseguir fazer o exame hoje, estou com médico marcado e agora já vou poder levar o exame para ele ver. Muito bom este trabalho”, finalizou. 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here