Blitz Educativa na EM Cônego Batalha - Foto: Marcos Fabricio

Oitenta alunos do 4º ano da Escola Municipal Cônego Batalha, em São José do Imbassaí, participaram na manhã desta quarta-feira (02/10) de uma ação educativa em comemoração à Semana Nacional do Trânsito, que, em Maricá, terá atividades até o dia 12/10. A ação é promovida pelo Grupamento de Trânsito Urbano, em parceria com a Coordenadora de Educação para o Trânsito, vinculados à Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, em parceria com a Secretaria de Educação.

Regras de trânsito do Código Brasileiro de Trânsito, distinção entre as placas de sinalização, orientações para pedestres e motoristas foram alguns dos tópicos abordados no encontro ministrado pelos inspetores de trânsito da guarda municipal. A importância de andar na calçada, atravessar na faixa de pedestre, olhar para os dois lados antes de cruzar a via, usar o cinto de segurança foram algumas dicas fornecidas pela equipe.

“O que gosto de frisar é que não há nada mais importante é a vida. Por isso, temos que ter a consciência do nosso papel enquanto pedestre, motorista ou ciclista e respeitar as leis de trânsito que existem para serem seguidas”, salientou a inspetora Liana Borges.

Outro momento importante foi a apresentação aos alunos do Simarito, um game para smartphones, que de forma interativa, conscientiza os jogadores a terem boas maneiras no trânsito. Uma das alunas, Júlia dos Santos Morais, de nove anos, não conhecia o aplicativo e se empolgou para fazer o download.

“Estou ansiosa para jogar logo e aprender mais dicas de trânsito. Aqui na palestra, por exemplo, eu não sabia que menores de sete anos não poderiam andar na garupa de moto. Eu já vi, mas nunca andei. Por isso, é muito bom encontros assim para ficarmos mais alertas”, destacou.

Já Arthur de Souza Soares, de 11 anos, é filho de um guarda municipal que atua em São Gonçalo. “Meu pai me fala do que pode e o que não pode. Só que hoje conheci a placa de rotatória que nunca tinha visto e fiquei curioso para conhecer outras”, afirmou. João Henrique Monteiro, de 11 anos, adorou o encontro e disse que vai fiscalizar como seu pai dirige. “Eu já perdi um amigo de 19 anos que morreu junto com o pai, por causa de um acidente de trânsito e fico muito triste com isso”, declarou.

“É fundamental desde cedo formarmos cidadãos e buscarmos ensinar leis que transformem e eduquem essa geração para o futuro”, destacou a diretora da unidade que atende 327 alunos do primeiro ao quinto ano, acrescenta a diretora adjunta da unidade, Maria da Conceição Ferreira.

“De maneira lúdica e interativa, despertamos o interesse para esse tema trânsito. Desde que começamos, em maio de 2017, estamos colhendo frutos positivos. Hoje poucas pessoas não usam cinto de segurança e poucas são aquelas que param na faixa de pedestre”. Para a coordenadora, a educação para o trânsito é um processo contínuo na construção de valores. “Temos muito trabalho pela frente, mas contamos com nossos maiores aliados e fiscalizadores, que são nossas crianças, que recebem de forma muito positiva as orientações dentro das escolas e nas blitz educativas”, acrescentou.

Em Maricá, as ações educativas contemplam 24 escolas municipais dos quatro distritos e seguirão até o dia 12/10, com atividades para crianças e adultos na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

As ações seguem nesta quinta-feira (03/10), na EM Jacintho Luiz Caetano, no Caju, à tarde; e na sexta-feira (04/10), no CEIM Nelson Mandela, em São José do Imbassaí.