Sustagem da raça Cane Cors com protetores - Foto: Clarildo Menezes

Em parceria com os mais de 200 protetores de animais cadastrados na Coordenadoria de Proteção Animal, a responsável, Milena Costa, foi nesta segunda-feira (30/09) visitar um cão da raça Cane Corso que sofria maus-tratos.

Após receber denúncia anônima, o grupo Protetores em Ação (coletivo que conta com 19 pessoas imbuídas em ajudar animais que sofrem maus-tratos) resgatou o cão que atualmente se encontra em um lar temporário.

O animal de mais de 50 kg foi encontrado em uma rua no bairro de Jaconé por um rapaz que colabora com o grupo. Ao se deparar com a aparência do bicho, o homem entrou em contato pedindo ajuda para a fundadora do coletivo, Adriana da Silva, que efetuou os primeiros-socorros.

“Fiz a limpeza com soro e curativo para tampar a ferida, próxima ao pescoço. Dei dois comprimidos por dia”, relatou Adriana da Silva.

De acordo com ela, a denúncia foi de que o “Sustagem” – nome dado ao animal por comer bastante ração (cerca de 8 kg por dia) – era mantido constantemente amarrado no enforcador, sem comida e nem água. Com o passar do tempo, foram aparecendo ferimentos no pescoço e também nas patas, que segundo a protetora, foi o que teria motivado o tutor a deixar o cão amarrado em um pedaço de pau na Estrada de Jaconé.

Depois de prestar os primeiros-socorros, a fundadora do coletivo rapidamente acionou a Coordenadoria de Proteção Animal, que identificou o tutor e solicitou que comparecesse à sede. “Foi feito um termo de comparecimento e ele vai mensalmente, até que o animal seja adotado, ajudar com vermífugo, vitaminas e dois sacos de ração”, disse Milena Costa. “Caso o dono não cumpra com o que foi determinado, vamos abrir um registro de ocorrência por maus-tratos e abandono”, completou.

Para a sua recuperação, a coordenadoria também contribuiu com alguns insumos como gazes, antibióticos, soro fisiológico, vitamina, vermífugo e seringa. “Quero parabenizar o grupo por entender que é junto com o poder público que conseguimos reduzir o abandono de animais”, reforçou Milena Costa.

Caso haja algum interesse em ajudar na recuperação do “Sustagem”, a pasta está recebendo doações de gazes, esparadrapo, fralda geriátrica, pomada e soro. Sua sede fica na Rua Hilário da Costa e Silva, 100, no Parque Eldorado.

Após se recuperar, o animal pode ser disponibilizado para adoção, desde que a pessoa tenha consciência de que é um cão grande, que faz duas refeições por dia e precisa de um lar espaçoso.

Assim como o “Sustagem”, a coordenadoria auxilia em outras ocorrências como foi o caso de dois filhotes sem raça definida serem resgatados após denúncia de maus-tratos e que hoje se encontram em um lar temporário para a adoção.

Vale lembrar que no próximo dia 06/10, a partir das 8h, a Lona Cultural da Barra de Maricá receberá a “cãominhada” em defesa dos animais, em alusão ao dia 4 de outubro, quando é celebrado o Dia Mundial dos Animais.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here