Blitz Educativa sobre trânsito na Mumbuca - Foto: Marcos Fabricio

A Coordenadoria de Educação para o Trânsito, vinculada à Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito está realizando diversas atividades em comemoração ao Dia Nacional do Trânsito, (25/09). O cronograma inclui 24 escolas municipais dos quatro distritos, que recebem atividades e orientações para os alunos com a Guarda Municipal, além da presença do mascote Simarito. Nesta terça-feira (24/09), foi a vez da Escola Municipal Joaquim Eugênio do Santos, na Mumbuca, receber a equipe.

Como o tema de 2019 é “No trânsito o sentido é a vida”, nesta quarta-feira ‘Dia D’, o centro de Maricá irá receber diversas atividades: cadeiras de rodas estarão nas ruas alertando sobre a importância da acessibilidade de se respeitar as vagas especiais, assim como os motoristas serão alertados sobre o uso indispensável da cadeirinha para as crianças. A GM também estará nas vias com informações educativas.

“Diferentemente dos outros anos, decidimos fazer intervenções em toda a cidade e estamos indo em mais escolas para conscientizar os pequenos para os riscos e deveres no trânsito. Neste ano nosso cronograma não acaba no dia 25. O final vai ser dia 12 de outubro, Dia das Crianças, para o qual estamos preparando atividades para crianças e adultos na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro”, adiantou a coordenadora Raquel Lima.

“Estamos trabalhando nas escolas há dois anos e esse trabalho é muito importante, pois sabemos que a cobrança e o alerta que as crianças fazem aos adultos surtem efeitos. Muito do que vemos hoje em dia nas vias acontece graças à falta de respeito às leis e ao próximo, então é importante educarmos desde cedo para que cresçam e se tornem condutores mais conscientes”, disse Liana Borges, Guarda Municipal do grupamento de trânsito.

Participando da atividade, o aluno Luiz Davi Silva, 10 anos, do quarto ano, aprendeu sobre a importância da faixa de pedestres e do uso da rotatória.

“Precisamos esperar parar o trânsito para atravessar e devemos sempre atravessar na faixa, para não correr o risco de sermos atropelados. Na rotatória é preciso esperar o carro passar para depois seguir com o carro também”, explicou.

Marcos André de Lima, de 12 anos e aluno do quinto ano, também falou sobre o que aprendeu.

“Aprendi sobre a importância de atravessar na faixa de pedestre e também aprendi sobre as placas de trânsito. Em toda rua de escola, por exemplo, tem a placa com a criança e o adulto que indica que ali deve andar mais devagar para ter cuidado com os alunos”, finalizou.

As atividades seguem nesta quarta-feira (24) na Escola Municipal João Monteiro, em Itaipuaçu; quinta-feira (25) na Escola Municipal Dilza da Silva de Sá Rego, em Jaconé de manhã e Legião da Boa Vontade (LBV) de Maricá à tarde, no Centro e na sexta-feira (26) a coordenadoria realiza a atividade na Escola Municipalizada Inoã.