Realização de exames de imagem em Ponta Negra - Foto: Evelen Gouvêa

Ponta Negra foi o segundo bairro a receber o projeto itinerante “Saúde de Ponta a Ponta” nesta segunda e terça-feira (23/09 e 24/09), oferecido pela Secretaria de Saúde de Maricá aos moradores encaminhados pelas unidades de Saúde para realizar exames de Raios-X, densitometria, ecocardiograma, mamografia, eletrocardiograma e ultrassonografias.

Para ter acesso ao serviço, o paciente precisa ser encaminhado a partir do posto de Saúde do bairro onde mora ou estar com o pedido médico pré-regulado através da Central de Regulação e ser chamado para comparecer ao caminhão do Saúde Móvel. Nesta terça-feira, o atendimento será das 8h às 16h.

A moradora de Ponta Negra, Jandira Pereira, de 64 anos adorou a notícia de que iria fazer o exame de Densitometria óssea em seu próprio bairro.

“Cheguei a ir a Itaboraí fazer esse exame, mas não pude, pois estava tomando cálcio. Quando me avisaram que eu iria fazer aqui pertinho de casa adorei. Já até tirei foto do caminhão para mostrar na internet. Coisa boa a gente tem que elogiar e divulgar. A prefeitura está de parabéns por essa iniciativa”, comentou.

Já Tayná Rouças, de 24 anos, estava no caminhão da Saúde Móvel para realizar os exames de eletrocardiograma e ultrassonografia. Ela elogiou a rapidez no atendimento.

“Achei muito rápido, com uma qualidade excelente também e ainda sai na hora o resultado. Fiquei bem satisfeita em poder fazer esses exames perto da minha casa”, falou a moradora de Guaratiba.

A também moradora do bairro vizinho Guaratiba, Genilda de Moura, de 61 anos, estava aguardando para fazer o eletrocardiograma. Com o pedido médico em mãos há 15 dias, elogiou a rapidez que o caminhão da saúde proporcionou aos moradores da região.

“Eu nunca imaginei que pudesse existir esse caminhão. A moça do posto de saúde me ligou marcando e eu vim. Estou achando muito rápido o atendimento e aqui ficou melhor para nós, pois Ponta Negra é um bairro mais perto de Guaratiba do que no Centro, então não preciso me deslocar para muito longe. Isso ajuda muito também”, completou. 

De acordo com a secretária da pasta, Simone Costa, o caminhão estará disponível apenas para atender pacientes agendados e encaminhados pelas unidades de saúde de seus respectivos bairros, mediante a uma classificação de risco feita por médicos especialistas da rede pública de Maricá.

“O Saúde de Ponta a Ponta é totalmente regulado, nenhum exame é feito sem agendamento prévio”, reafirma Simone Costa.

“O paciente não será atendido apresentando apenas o pedido do exame. Todos os exames precisam ser obrigatoriamente marcados com antecedência na unidade básica do bairro, vinculada a central de regulação, a qual, o paciente pertence”, frisou a secretária.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here