Apresentação do Festival Geek de Maricá - Foto: Marcos Fabricio

Maricá vai receber nos dias 7 e 8 de setembro, das 10h as 18h, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, o “Geek Festival 2019”. Com entrada franca o evento será o primeiro do município a utilizar exclusivamente a Moeda Mumbuca e a plataforma E-dinheiro como formato de pagamento.

Durante os dois dias do festival o público circulante estimado é de mais de três mil pessoas e, segundo seus organizadores, este é o maior e mais influente evento de celebração da cultura Geek do Conleste (região que compreende, além de Maricá, os municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito e Tanguá).

“Este é um evento que foi projetado para receber e contemplar o máximo da cultura nerd possível e isso engloba anime, cultura oriental, games, filmes americanos, entre outros mundos desse universo. Pensamos esse evento de forma que pudesse alcançar o maior numero de pessoas. Realmente é um evento pensado para ser inclusivo”, disse Gabriela Santana, idealizadora do Geek Festival.

“O apoio da Prefeitura é fundamental e não por acaso seremos o primeiro evento que só irá receber a Moeda Mumbuca, ou seja, os participantes precisarão converter Reais em Mumbucas para realizarem suas compras no evento e estamos muito felizes com essa parceria”, completou Gabriela.

Realizado pela Liga Maricaense de Jogos Eletrônicos e Jogos Digitais, com apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias de Turismo, Cultura, Relações Institucionais e Economia Solidária, a segunda edição do festival, que em 2018 foi um sucesso, contará com diversas atrações, entre elas, Concurso de Postagens; Império Comando (Fã clube oficial Guerra nas Estrelas); Ultra Wi-fi liberado; Beco Diagonal (Fã Clube Oficial Harry Potter); Distribuição de Brindes; Espaço RPG; Artigos Anime; Espaços Culturais; Robô Megatron; Meraki K-Store – K Pop; Vídeo Games com realidade virtual, aumentada e interativa; Campeonato de Pokemóm Go, transmissão ao vivo da final do CBLOL (Campeonato Brasileiro de League of Legends) e muito mais.

Entre as inovações da edição 2019 do festival está o “HackaTeen”, evento educativo realizado em parceria como Banco Mumbuca, no qual, serão organizados em grupos alunos das redes escolares da cidade divididos em duas categorias, do 7ª ao 9º ano (Hacka Teen) e do 4º ao 6º ano (Hacka “Teenzinho”), com o objetivo de proporem um game educacional sobre sustentabilidade tendo a Água como tema. As cinco melhores ideias de cada segmento serão premiadas.

Outra novidade será o curso de Introdução à Inteligência Artificial oferecido pela MESL em parceria com o Instituto Alfa e a IBM. O curso será ministrado pela Watson, Inteligência Artificial da IBM.

Natalia Sciammarella, presidente da Associação do Banco Comunitário Popular de Maricá, o Banco Mumbuca, explicou como será realizada a troca de Reais por Mumbuca durante o festival.

“Teremos uma casa de câmbio, onde os participantes do festival poderão fazer essa troca. Além disso, quem desejar terá a opção de abrir uma conta no Banco Mumbuca ou, se preferir, apenas utilizar um cartão para o evento. O mais legal é que os moradores de Maricá terão a oportunidade de conhecer melhor a moeda social do município, entender a importância da sua utilização, além de conhecer como funciona essa tecnologia que é muito avançada e tem tudo a ver com o público alvo do festival”, frisou Natalia.