A Prefeitura recebeu nesta sexta-feira (30/08) mais cinco novas máquinas retroescavadeiras que vão se juntar à frota de 70 equipamentos de variados tipos. Os novos maquinários serão utilizados pela Autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar) para dar mais agilidade e mobilidade aos trabalhos de urbanização executados em vários pontos da cidade. Todas as máquinas são cabinadas, fracionadas e com sistema de ar-condicionado.

A novidade foi a aquisição da retroescavadeira compacta que tem como diferencial o rompedor pneumático que serve para quebrar o piso de forma mais rápida, além de ter um sistema hidráulico muito mais complexo das demais.

De acordo com o presidente da Somar, Renato Machado, esses maquinários menores facilitam nos trabalhos em lugares de difícil acesso. “Estamos fazendo muitos serviços em Inoã, por exemplo, e lá existem muitas vielas. Compramos esse tipo de equipamento para trabalharmos em lugares de pouco espaço”, disse Renato, completando que a previsão é investir cerca de R$ 3 milhões em maquinários.

“Hoje chegaram cinco máquinas e na semana passada tinham chegado mais duas. A tendência é que até o fim do ano estejamos recebendo mais outras vinte máquinas. Estamos trabalhando com rapidez e pretendemos entregar muito mais urbanização na cidade”, finalizou.

Operador de máquinas da Prefeitura há 20 anos, Antônio Honorato ficou contente ao ter suas ferramentas de trabalho mais modernizadas. “Para nós, isso é um conforto pois nos dá muita tranquilidade para trabalhar e nos ajuda bastante. Fico muito feliz”, relatou.

Além de serem utilizadas nas obras de colocação de drenagem, sub-base e base de pavimentação, essas retroescavadeiras também auxiliam nos serviços de limpeza da cidade.