Alunos apresentam documentos - Foto: Clarildo Menezes

Os candidatos convocados pela primeira listagem do processo seletivo do Passaporte Universitário para o segundo semestre de 2019 compareceram nesta segunda-feira (08/07) na quadra do CEM Joana Benedicta Rangel para a entrega dos documentos pessoais. Foram realizadas 4006 inscrições para concorrer as 1550 vagas disponibilizadas para esse período.

Instituído pela lei municipal n°. 2.872/19, o programa concede bolsas de estudo de 100% para moradores de Maricá residentes há mais de três anos, com renda familiar de até seis salários mínimos, que desejem cursar sua primeira graduação nas instituições conveniadas participantes do Passaporte Universitário. Na primeira etapa do programa, realizada em março, 1241 alunos ganharam bolsas para fazer um curso superior.

A manicure Alexandra Rosa Monteiro, de 41 anos, moradora do bairro Marquês, compareceu com todos seus documentos para realizar um sonho antigo de cursar Assistência Social.

“Sempre tive vontade, mas nunca tive oportunidade. Tenho que agarrar essa chance porque quero dar um futuro melhor para minha filha”, destacou. “Com o que recebo, não consigo nem nos sustentar direito. E, como trabalho por conta própria, não sobra nem para pagar o INSS. Essa é a oportunidade de mudar o futuro da minha família”, ressaltou.

Para a moradora de Itaipuaçu, Ana Paula Nunes dos Santos, de 34 anos, que se inscreveu para cursar Nutrição pela Universidade Estácio de Sá, o programa servirá de exemplo para a filha de 10 anos.

“Ela está mais feliz do que eu. Nos incentivamos a continuar crescendo e acreditando que somente por meio dos estudos poderemos mudar nossas vidas. E para mim o único caminho é o passaporte universitário. Não tenho como arcar com os custos de mensalidade, livros e transporte”, frisou.

Também com sonho de cursar Nutrição, Carolina Silva, de 19 anos, moradora de Itaipuaçu, considera o programa a oportunidade de continuar estudando.

“Acabei o ensino médio no ano passado e me senti sem rumo porque não tinha mais o que fazer. Minha mãe está desempregada e meu pai ganha um salário mínimo. Agora, tenho essa chance que considero mais do que um presente, e sim um divisor de águas para nossa família. Estou muito ansiosa e na esperança de conseguir uma dessas vagas”, destacou.