Colheita na horta do Manu Manuela - Foto: Clarildo Menezes

Cem caixas de hortaliças colhidas da unidade agroecológica no Manu Manuela na manhã desta quinta-feira (04/07) foram distribuídas no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, escolas e asilos da cidade. Frescas e sem agrotóxicos foram entregues alface (lisa, crespa, americana e roxa), cebolinha, rúcula, rabanete e couve, numa ação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca em parceria com a Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar).

Além do hospital, as folhas foram entregues também para atender o Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (Sarem), Asilo “Solar da Melhor Idade”, no Caxito, casa de acolhimento e Colégio Estadual Dr. João Gomes de Mattos, em Inoã.

O secretário da pasta, Júlio Carolino, falou sobre o impacto da colheita das hortaliças.“Satisfeito demais por estarmos nesse dia muito especial. Nossa horta passou por um momento difícil por conta de um alagamento e hoje estamos renascendo com essa grande produção. É muito gratificante podermos contribuir para a merenda escolar e também para a refeição dos pacientes do hospital e do asilo”, declarou o secretário.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar), Anderson Oliveira, o solo da área é turfoso e rico em material orgânico o que favorece o plantio das hortaliças. “Como o lençol freático é alto não é muito recomendado para raízes de frutíferas, por isso fazemos todo o aproveitamento e tratamento com húmus de minhoca e grama para oferecer para população produtos sem agrotóxicos”, destacou o engenheiro agrônomo, acrescentado que a partir de agosto está prevista a colheita de 200 caixas por semana.

O diretor do hospital Carolino Santos agradeceu a doação e ressaltou a importância de folhas para a saúde. “Fibras são essenciais para o bom funcionamento do intestino grosso e evitam doenças como diverticulite e câncer. E saber que são sem agrotóxicos é melhor ainda. Esse projeto que incentiva a produção local da rede pública é formidável porque estimula e ensina a população a ter sua própria horta”, ressaltou o diretor, acrescentando que, em média, são servidas 300 refeições por dia na unidade hospitalar.