Alunos participam de oficina com atletas - Foto: Katito Carvalho

Cerca de 50 alunos das turmas de aceleração da Escola Municipal Joana Benedicta Rangel, no Centro, participaram na tarde desta segunda-feira (01/07) de uma oficina com a seleção brasileira masculina de Beach Handball que está no município para o I Campeonato Sul-Centro Americano de Beach Handball.

A atividade foi realizada no Centro de Treinamento montado nas areias da praia de Ponta Negra, altura da Rua 157. O evento esportivo é uma realização da Novo Beach Handball Brasil e da Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Esporte e Lazer com o apoio da Confederação Brasileira de Handebol e acontecerá no município entre os dias 11 e 14 de julho, na praia da Barra de Maricá.

Segundo os organizadores até o dia 10/07 uma escola diferente da rede municipal levará seus estudantes para participar das oficinas na praia.

“Essa atividade faz parte de um trabalho de divulgação e de promoção de Beach Handball. Todas as cidades que visitamos, temos a preocupação de receber o público, principalmente crianças e jovens para disseminarmos a modalidade. Existem poucos espaços para essa promoção e, por isso, aproveitamos toda oportunidade e aqui em Maricá, especialmente, tivemos a facilitação da Prefeitura que todos os dias trará crianças de escolas diferentes e isso para nós é fantástico”, comemorou Dejandro Ricardo, assistente técnico da seleção brasileira masculina.

“Temos total convicção de que as crianças são o futuro do país, do esporte e quanto mais conseguirmos agregar o conhecimento da nossa modalidade para essa nova geração mais praticantes teremos”, afirmou Gil Pires, pivô e capitão da seleção brasileira de Beach Handball. “Embora sejamos referência no mundo o Beach Handball ainda é pouco difundido no Brasil”, frisou o capitão.

“Esse contato com as crianças da rede pública tem sido muito interessante. É maravilhoso poder ensinar um pouco do esporte e quem sabe despertar neles um espírito de atleta”, disse Renata Santiago, pivô da seleção feminina brasileira de Beach Handball.

“Nos sentimos privilegiados e especiais por poder fazer parte dessa oficina e desse projeto tão incentivador ao esporte. Entendemos que o esporte é vida, é saúde, é interação social e isso só vem a agregar na qualificação dos nossos alunos. Além disso, eles adoram fazer atividades fora da sala de aula”, analisou Vanda Timóteo da Silva, diretora da Escola Municipal Joana Benedicta Rangel.

A aluna Bruna Hellen, de 15 anos, moradora de Itaipuaçu, contou que se pudesse voltaria todos os dias. “Achei tudo muito legal. Corri bastante e me diverti muito. Muito bom ter contato de pertinho com atletas profissionais ainda mais aqui na praia”, ressaltou Bruna.

O aluno Patrick Martins, também de 15 anos, morador do Centro, contou que já conhecia a modalidade. “Foi tudo muito bom. Achei que nós só iríamos assistir os atletas jogando, mas o que mais gostei foi poder jogar com eles. É muito motivador estar perto de pessoas que já conquistaram tantos títulos no esporte e isso nos faz querer praticar mais atividades”, avaliou Patrick.