Alunos plantaram mudas na horta criada na escola de Cordeirinho - Foto: Elsson Campos

Comemorada pela primeira vez em Maricá, a Semana Municipal do Pescador, foi encerrada nesta sexta-feira (28/06) com atividades realizadas na CEIM Marilza da Conceição R. Medina (Cordeirinho) pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca.

Cerca de 60 crianças (três turmas de primeiro ano e três turmas de Pré II), entre cinco e seis anos, participaram de plantios, palestras e atividades lúdicas voltadas para o cuidado com o meio ambiente.

“Foram duas atividades realizadas aqui, a da implantação da Horta Escolar, que já estava na agenda da secretaria, e o encerramento da Semana Municipal do Pescador. A implantação da horta aqui é muito legal por se tratar de uma creche onde esta iniciativa pode acabar fazendo parte da rotina das crianças, tanto na parte pedagógica quanto no que diz respeito ao cuidado com a alimentação”, destacou coordenadora do projeto de implantação das Hortas Escolares, Renata Moraes.

Para a diretora do CEIM Marilza, Abigail Dias Mendes Rangel, a horta era um sonho, e ações como esta são extremamente importantes. “Tivemos uma pequena horta, feita por conta própria, mas acabamos não mantendo. Agora fizemos esta parceria com a Agricultura, e eles vieram nos dar essa força. Porque para nós, a horta é um laboratório vivo, nela as crianças podem aprender muitas coisas, como o nome das plantas e suas fases de desenvolvimento. Perceberem os processos onde as mudas ou sementes brotam, até o alimento chegar na mesa, incentivando a alimentação saudável”, ressaltou Abigail.

Satisfeito com a iniciativa, o aluno Thales Smith Rodrigues Santos (06 anos) comentou a experiência. “Plantei alface e mais duas plantas. Gostei muito de pintar os peixes e gostei muito de plantar, foi muito legal”, disse o pequeno.

De acordo com a coordenadora de eventos da secretaria de Agricultura, Anna Melo, ao longo da semana crianças e pescadores aprenderam sobre cuidados com o meio ambiente, a importância do pescador e da preservação dos rios, mares e lagoas.

“Realizamos palestras sobre legislação pesqueira para os pescadores de Guaratiba e Ponta Negra; em parceria com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) recebemos cerca de 200 crianças na Lagoa de Araçatiba, para um evento que contou com atividades ao ar livre e até uma sereia; e agora para encerrar, além da atividade aqui no CEIM Marilza, vamos pegar os desenhos que as crianças fizeram, e transformar em estampas para camisas que serão distribuídas para eles”, finalizou.