O Cinema Henfil recebe no dia 05/06 a partir das 9h30, a cerimônia de abertura da III Edição do Prêmio Novos Pesquisadores – Edição 2019.

O projeto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações é realizado em parceria com a Secretaria de Educação e o Instituo Federal Fluminense (IFF) – Campus Avançado Maricá e permite que alunos do Ensino Fundamental, Médio e sistema EJA (Educação de Jovens e Adultos) das redes pública e particular produzam artigos científicos sobre o município de Maricá.

O evento contará com a presença dos palestrantes Raphael Guerra, Cássia Farias e Paulo Vianna.

Ex-aluno do CEM Joana Benedicta Rangel, Raphael Guerra é professor no Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Além disso, possui graduação em Ciência da Computação (2004) e mestrado em Computação com ênfase em Sistemas Paralelos e Distribuídos (2006) pela Universidade Federal Fluminense e doutorado pela Technische Universität Kaiserslautern, Alemanha.

Cássia Farias também estudou no CEM Joana Benedicta Rangel. Atualmente exerce a função de professora de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde se graduou em Oceanografia em 1993. Em seu currículo também constam mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1997) e doutorado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006).

Extensionista, Paulo Vianna é graduado em Biologia marinha (1995) e mestrado em Genética (1999), ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e trabalha na FIPERJ.

Todos os alunos que vão participar tiveram que escrever um artigo científico autoral próprio, contendo entre oito e doze páginas. Professores também apresentarão trabalhos como orientadores.