Curso de Processo Administrativo na Emar - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Relações Institucionais e da Subsecretaria da Transparência, promoveu mais uma aula do curso básico de “Procedimento Administrativo Municipal” na manhã desta segunda-feira (06/05). A ação foi realizada em parceria com a Diretora Geral da Escola Municipal de Administração (Emar) e a Subsecretaria de Assuntos Jurídicos da Secretaria de Administração. O conteúdo do curso está estabelecido no decreto municipal 158/18, que tem o compromisso de gestão municipal com a transparência e a integridade ética na administração dos recursos públicos e orçamentário.

“O objetivo estratégico é construir uma sólida cultura administrativa da máquina pública funcionando de forma adequada. Precisamos ter funcionários preparados e conscientes que o resultado do seu trabalho é público. Neste primeiro momento, as pessoas que trabalham nas áreas administrativas das secretarias, autarquias e empresas municipais poderão aperfeiçoar conhecimentos, trocar experiências e esclarecer dúvidas básicas”, avalia o subsecretário de Transparência, André Braga. “Em breve vamos realizar um curso obrigatório mais aprofundado, através da Emar, e para isto estamos preparando um material completo com videoaulas, cartilha e certificado”, destacou.

Na aula desta segunda-feira participaram ao todo 28 órgãos de administração direta, com dois representantes de cada secretaria, empresa e autarquia presentes. O responsável por ministrar foi o subsecretário de Assuntos Jurídicos e Presidente da Comissão de Atos Normativos da Prefeitura, Villy Teixeira, e aconteceu no auditório da Emar, das 9h às 13h.

Segundo o subsecretário, o projeto é imprescindível para a administração pública. “A iniciativa vai gerar boas práticas e ganhos de eficiência. Além disso, uma questão crucial é que o servidor tenha como norte o cidadão. Eu tenho completa satisfação de estar participando deste projeto e quando o servidor demonstra troca conosco tenho a sensação de dever cumprido”, afirmou.