Curso de barbearia oferecido no CRAS - Foto: Divulgação

Os cursos geradores de renda, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), equipamentos administrados pela Secretaria de Assistência Social de Maricá, estão mudando a vida dos alunos. Os cursos têm duração de seis meses, são realizados uma vez na semana e são entregues certificados na formatura. Felipe Ramos, de 33 anos, é um exemplo de transformação de vida. Ele trabalhava como administrador em uma loja de dedetização, mas não se sentia entusiasmado com o que fazia. Sua mãe, Maria Elza, que já fazia curso de manicure no CRAS CEU, o incentivou a fazer o curso de barbearia na unidade. “Eu já me interessava nesta área, mas o curso me encorajou a investir”, disse Felipe, que acaba de abrir sua barbearia. 

A professora do curso, Ester Canquerini, contou que estimula os alunos para outros cursos, que também são oferecidos nos CRAS, para terem um diferencial no trabalho. Felipe fez barbearia no CRAS CEU, design de sobrancelhas e corte de cabelo no CRAS Inoã. “Comecei a trabalhar durante os cursos. Divulgava nas minhas redes sociais e ia até a casa das pessoas. Até conseguir ter autonomia para abir minha barbearia”, continuou Felipe.

A “Mr. Urso”, nome da empresa, foi um sonho realizado pela dedicação de Felipe. Contratou outros dois alunos que faziam curso juntos, Lucas Mauro e Andreison Souza, e chamou um amigo de infância que já trabalhava na área, Hygor Conceição. “A barbearia já está dando lucro e com isso, vou montar um ambiente diferenciado com serviço de bar e tabacaria”, contou o novo empreendedor. 

Felipe nunca descarta cursos  de aperfeiçoamento quando surge alguma oportunidade no CRAS e sempre incentiva seus funcionários a buscarem novas técnicas. Também se coloca à disposição para atuar nas ações sociais oferecidas pelo CRAS Itinerante (também equipamento da Assistência Social). “Tenho a meta de abrir outra empresa no ano que vem”, acrescentou.

As oito unidades de CRAS, disponíveis no município, organizam e coordenam a rede de serviços de inclusão para minimizar as desigualdades sociais. Além dos cursos, as unidades oferecem atividades físicas, disponibilizam o pré-cadastro único, além de promover grupos reflexivos, palestras intersetoriais, visitas domiciliares e institucionais, entre outros serviços.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here