Foi formalizado um termo de cooperação técnica para viabilizar a implementação de propostas - Foto: Marcos Fabricio

A Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, através da Coordenação Municipal LGBT, representantes recebeu a subsecretária Estadual de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres e Idosos; o Superintendente de Políticas Públicas LGBT, Ernane Alexandre Pereira, do Programa Estadual Rio Sem Homofobia e diversos entes públicos e da sociedade civil para tratar de parcerias entre o Estado e o município de Maricá sobre a questão dos Direitos Humanos LGBT.

O encontro ocorreu no último dia 22/03 e a partir dele ficou alinhada à assinatura de um termo de cooperação técnica para viabilizar a implementação de propostas. O coordenador municipal LGBT, Carlos Alves, contou sobre a expectativa que o município tem com esta parceria.

“Precisamos definir o que já temos feito em relação ao apoio à pessoa LGBT, como o acolhimento. Aqui queremos também capacitar os servidores da educação, saúde, segurança e assistência social para que aprendam como lidar com alguém que precise de um serviço ou até mesmo alguma ajuda. Priorizamos que as pessoas devem ser tratadas de forma digna e para isso estamos buscando apoio de outros órgãos, como o governo do Estado”, disse Carlos.

Falando sobre o Programa Rio Sem Homofobia, Ernane, que está há quase 10 anos no programa, procura ter sempre um olhar atento às questões que permeiam a luta LGBT.

“Nós almejamos estar aqui em Maricá para trazer um pouco do nosso atendimento, com o nosso Centro de Cidadania LGBT, possibilitando que essa população possa ser atendida também por psicólogos, advigados e assistentes sociais aqui, em sua própria cidade. Pudemos apresentar, também, o nosso Núcleo de Atendimento Descentralizado (NAD), no qual temos a proposta de trazer uma base aqui para a cidade”, explicou.

Junto com Ernane, a subsecretária Márcia Florêncio, entendendo as necessidades da cidade para os Direitos Humanos da população LGBT, explanou a intenção da nova gestão que está à frente da secretaria no Governo do Estado.

“Interiorizar as políticas é o maior compromisso da nova gestão, pois não adianta pensarmos uma política pública apenas para a metrópole. Estar em Maricá é um compromisso nosso e retornar será mais um compromisso para que possamos apoiar todas demandas que surgirem das formulações locais”, concluiu Márcia.

O Programa Rio Sem Homofobia ainda vai percorrer todos os outros municípios do Estado, na intenção de dar voz à população LGBT.