Equipe da secretaria discute a criação da Estação Tecnológica de Maricá - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações, está definindo a linha de atuação da futura Estação da Tecnologia de Maricá. O projeto consiste da criação do primeiro prédio público do município pensado, a partir de sua sustentabilidade, voltado para a difusão do conhecimento tecnológico, considerando os saberes locais. Também se propõe a difundir o conhecimento tecnológico nas diversas comunidades do município em um ambiente que seja propício à inovação e ao surgimento de novas ideias.

Na instalação o munícipe terá acesso ao que existe de ponta em termos de tecnologia digital, bem como exemplos do uso de energias limpas, como o tratamento de seu esgoto com reuso da água, a captação de água das chuvas, aquaponia, compostagem e canteiros de ervas para temperos, chás, medicinais e outras, de fácil utilização doméstica. A estação também terá duas áreas de convivência (interna e externa) com conexão “wifi”, área para descanso, leitura ou para simples bate papo e troca de informações.

Na área da tecnologia, serão oferecidos cursos de programação de computadores, robótica, pilotagem de drones, fotografia, edição de áudio, texto e vídeo, estação para formação em televisão e rádio web, planetário e realidade virtual e o que mais for demandado pelas comunidades e por outros setores do governo.