Projeto Botinho em Itaipuaçu - Foto: Clarildo Menezes

Chegou ao fim nesta sexta-feira (25/01) mais uma edição do Projeto Botinho em Maricá. Cerca de 100 crianças e adolescentes entre 07 e 17 anos que participaram do projeto do Corpo de Bombeiros tiveram aulas de prevenção ao afogamento e regras de ordem unida, com atividades lúdicas na Praia de Itaipuaçu e Ponta Negra. O projeto teve a duração de 10 dias e foi realizado de segunda a sexta-feira.

Presente na cerimônia de encerramento, o prefeito Fabiano Horta relatou a satisfação de ter a prefeitura apoiando o projeto. “Essa integração com o Corpo de Bombeiros que desenvolve esse projeto voluntário na praia de Itaipuaçu, se consolidou como um polo de agregação dessa garotada nesta época do ano. E, acima de tudo, há valores sendo cultivados e desenvolvidos nesses meninos”, disse.

Também marcando presença na cerimônia, o presidente da Câmara dos Vereadores, Aldair de Linda, falou da emoção de ver a formatura dos jovens participantes. “As crianças aprendem sobre salvamento e preservação do meio ambiente, além de ter a família integrada. É gratificante ver os meninos se divertindo e aprendendo”, afirmou. “Elas levam esses ensinamentos para dentro do seio da família e evitam muitos afogamentos”, completou o subcomandante administrativo do 4º Grupamento Marítimo, Capitão Neto.

Os alunos inscritos foram divididos em três turmas: Golfinho (crianças de 7 a 10 anos), Moby Dick (11 a 14 anos) e Tubarão (15 a 17 anos). Mãe de um “Golfinho”, Eliane Romariz, de 37 anos, acredita que além de ser uma prevenção ao afogamento, o projeto é um incentivo para o início de uma carreira militar. “É um grande incentivo para os jovens. Eu pretendo que meu filho siga a carreira militar”, contou a mãe do Bernardo Romariz Reis, de 7 anos, que participou pela primeira vez do projeto.

O Projeto Botinho acontece em todo o Estado do Rio de Janeiro e tem no total cerca de 4 mil alunos. Na área operacional do 4º GMAR, além de Itaipuaçu e Ponta Negra, o projeto acontece nas praias de Itaipu e Piratininga.