Vitória faz ballet no programa Viver Bem e foi selecionada para unidade referência em São Paulo - Foto: Clarildo Menezes

A pequena Victória do Espírito Santo, de 8 anos, aluna de ballet e de ginástica artística do Programa Viver Bem, da Secretaria de Saúde e realizado por meio da Coordenadoria de Bem-Estar e Qualidade de Vida, foi aprovada para participar da Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo, principal centro de ensino de dança do município de São Paulo, com cursos gratuitos oferecidos a crianças, jovens e adultos.

Com muitos sonhos na bagagem, Victória, que mora no Spar e estuda na Escola Municipal Ministro Luiz Sparano, está de malas prontas para embarcar na próxima segunda-feira (21) para a capital paulista. “Sempre gostei de dançar e movimentar meu corpo, principalmente ballet. Adoro musicais, desenhos e música clássica e queria ser a Barbie patinadora. Quis muito me inscrever e participar dos testes, mas não imaginava que ia passar. Agora, estou muito feliz com o resultado”, falou a atleta, que começou fazer ballet aos três anos e, em novembro passado, conquistou duas medalhas na 6ª Copa de Ginástica Artística, em Cabo Frio.

Com a cara e a coragem, a mãe, Cláudia do Espírito Santo, de 43 anos, quer embarcar no desejo da filha em ser bailarina. “Confesso que, ao mesmo tempo, estou feliz e desesperada porque serão muitas mudanças, mas acredito no potencial e determinação dela e não posso perder essa oportunidade e frustrar o maior sonho da vida da Victória”. Desempregada, Cláudia e a filha vivem de Bolsa Família e de pequenos trabalhos autônomos e irão para São Paulo morar junto com a família de uma prima no bairro Capão Redondo. Sobre o programa Viver Bem, a mãe tem muita gratidão. “Também participava de atividades de dança e pilates no núcleo de Inoã. Um studio me cobrou R$ 180 para aulas de ballet, mas não tinha como pagar e esse programa é uma maravilha”, ressaltou.

O coordenador do Viver Bem, Rogério Peixoto, ressaltou a importância do programa de inclusão social. “Nosso objetivo é formar cidadãos conscientes e buscar a socialização de crianças e jovens. E é muito gratificante sermos surpreendidos com a descoberta desses talentos que servirá de exemplo para muitos outros alunos inseridos no programa”, declarou o coordenador, acrescentando que o Viver Bem possui três núcleos (Inoã, São José do Imbassaí e no Centro), beneficia mais de duas mil pessoas, a partir dos quatro anos de idade, em mais de 40 tipos de modalidades esportivas, artísticas e culturais.

Quem não duvidou na aprovação da atleta foi a técnica de ginástica artística do programa, a ex-ginasta do Flamengo, Vivian Soares, que foi técnica da seleção brasileira, no Mundial da Dinamarca em 2016. “Desde que Victória começou a fazer as atividades aqui, há um ano, reconhecia o seu potencial para desenvolver habilidades fundamentais para o esporte, que são flexibilidade, força e equilíbrio”. Para a técnica, a sensação é de dever cumprido. “A gente colhe o que planta. E não há nada mais gratificante do que possibilitar essa descoberta”, completou.

Com 78 anos de existência, a Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo atende mais de mil alunos vinculados a uma ampla proposta curricular especializada em dança. No programa de formação em dança, o aluno desenvolve sua vocação artística e técnica, por meio de 14 disciplinas distribuídas ao longo de nove anos de formação, até alcançar o refinamento necessário para sua autonomia profissional.