Candidatos portadores de deficiência fazem perícia médica no ISSM - Foto: Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá, através da Coordenação de Recursos Humanos, acaba de divulgar uma retificação (veja aqui) no edital de convocação para perícia médica dos candidatos que se declararam pessoas com deficiência em seu concurso público (confira). Os exames para verificação de compatibilidade da deficiência com o exercício das atribuições no cargo pretendido, começaram a ser realizados nesta terça-feira (11/12), no Instituto de Seguridade Social de Maricá (ISSM).

“A pedido do Instituto, que relatou questões relacionadas à disponibilidade dos seus peritos, as perícias do grupo que seria atendido no dia 18 de dezembro foram transferidas para o dia 20”, explicou o coordenador de Políticas Públicas Vinícius Moro, ressaltando que as análises marcadas para 13/12 estão mantidas.

Com a mudança, também ficam alteradas as datas de divulgação do resultado, que agora acontecerá em 21/12 e a data de recurso, que passou para 27/12. “Antes de homologar o concurso, nós precisamos verificar as autodeclarações feitas no site. Checar se a pessoa realmente possui alguma deficiência e se a deficiência é compatível com o cargo pretendido”, completou Moro.

Para a candidata Anna Flavia Grisolia, de 27 anos, ações como esta são imprescindíveis para a credibilidade do processo. “Tem que haver este tipo de verificação mesmo, isto nos dá mais segurança com relação ao concurso”, afirmou Anna.

Na próxima semana, aqueles que se declararam negros também passarão por processo semelhante. “Foi montada uma comissão de heteroidentificação, formada por negros, sindicato dos professores, sindicato dos servidores, procuradoria e prefeitura, para certificar as declarações raciais”, informou o coordenador.

O resultado final do concurso será divulgado no dia 28 de dezembro.