Profissionais da rede participam de atividades lúdicas para trabalharem com alunos - Foto: Katito Carvalho

Desde o início do mês de outubro, professores, agentes de educação e auxiliares estão participando de um Circuito de Formação oferecido pelo Programa Municipal das Escolas de Tempo Integral (Prometi), da Secretaria de Educação. As instruções, que vão até o dia 22 de novembro, abrangem atividades como recreação, contação de história, teatro, palavra cantada, musicalização, educação patrimonial e artes.

“Hoje nós temos 22 escolas de tempo integral no município, mas o circuito é aberto para toda a rede, já que a tendência é transformar todas as escolas em tempo integral no futuro”, afirmou o assessor da Gerência de Tempo Integral, Maurício de Souza. De acordo com Maurício, o intuito é capacitar os profissionais durante as quatro horas de formação em cada curso. “As atividades acontecem sempre em dois turnos e diferentes escolas, contanto ainda com o apoio da Secretaria de Cultura, que disponibilizou o Porão Cultural”, contou.

Na tarde desta quarta-feira (14/11), cerca de 25 profissionais participaram das aulas de recreação da professora de Educação Física Geisi Nara Santos, realizadas na quadra da Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Mattos (Centro). “Trabalhamos diversos tipos de brincadeiras utilizando o próprio corpo e alguns materiais didáticos, mostrando como é simples proporcionar interação e momentos de criatividade”, explicou. Para Geisi, é muito importante ter profissionais ampliando o seu conhecimento. “Quanto mais aprendemos, melhor atendemos a nossa base, que são os nossos alunos”, afirmou.

Agente educacional da Escola Municipal Dilza da Silva Sá Rego, em Jaconé, Andreia Moreira, de 36 anos, aprovou a experiência. “Estou adorando. Este tipo de atividade tem um grande valor para os profissionais e para os alunos, que serão melhor atendidos. Além de tudo, estas aulas estão nos mostrando a riqueza de conhecimentos que atividades simples como brincadeiras com bola e corda nos trazem. Quantas coisas podemos ensinar para as crianças na simplicidade do ato de brincar”, finalizou.

O Circuito de Formação do Prometi se encerra no próximo dia 22/11 (quinta-feira), com mais aulas de contação de histórias, palavras cantadas e musicalização. Na parte da manhã, as instruções acontecerão no Centro Infantil Municipal Marilza da Conceição Rocha Medina (Cordeirinho) e na parte da tarde no Porão Cultural (Centro).