A Secretaria de Saúde de Maricá confirmou dois casos de meningite meningocócica na cidade nesta segunda-feira (05/11). Tratam-se de um menino de três anos e uma menina de quatro anos, moradores de Inoã, que começaram a apresentar sintomas da doença entre os dias 01 e 03/11. As crianças estão internadas no Hospital Getúlio Vargas Filho, em Niterói, são monitoradas 24h e o estado de saúde é estável. Segundo a secretaria, elas são de famílias e escolas distintas, sem nenhum contato ou relação sobre os casos. A Prefeitura já tomou todas as providências necessárias não só aos pacientes, mas também a seus familiares, através da Vigilância Epidemiológica da cidade.

A secretaria acrescenta que as direções das escolas onde as crianças estudam estão organizando reuniões para esclarecer as dúvidas aos demais pais e responsáveis. Nesse tipo de meningite, não há necessidade de que as aulas sejam suspensas. É necessário realizar o tratamento à base de antibiótico em pessoas que tenham tido contato íntimo, ficando por mais de duas horas ininterruptas em ambientes fechado com os doentes, segundo protocolo do Ministério da Saúde.

A meningite meningocócica provoca uma inflamação grave das membranas que cobrem o cérebro, gerando sintomas como febre muito alta, dor de cabeça forte e náuseas, vômito em jato e rigidez na nuca, na maioria dos casos. Em alguns casos, as bactérias se alojam na garganta de algumas pessoas, e mesmo que não desenvolvam a doença ou apresentem os sintomas, podem contaminar outras que estejam suscetíveis.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here